• Título: A perpetuação das formas de opressão na vida adulta
O termo americano “bullying” foi utilizado pela primeira vez na década de 70 para se referir às atitudes opressivas de um tirano. À vista disso, o conjunto de ações que reprimem e humilham os alunos no Brasil é responsável, e equivale à definição americana, por oprimir uma parte desses, causando futuramente complicações sociais e psicológicas. Dessa forma, o “bullying” agrava os transtornos e doenças psicológicas e fomenta em atitudes autoritárias por parte de vítima, fazendo-se válida a análise do exposto.
Em primeiro lugar, é imprescindível salientar como um ambiente escolar saudável é responsável por gerar cidadãos conscientes. Acerca disso, o filme britânico “As vantagens de ser invisível” revela como os transtornos mentais possuem ligações intrínsecas com o período escolar, tendo em vista que o protagonista, menino adolescente, retorna constantemente a suas memórias para justificar seu estado mental instável. Por esse motivo, a autoridade criada entre alunos de um mesmo ambiente escolar, comandada por uma minoria com ideais tiranos, não é natural, atendendo contrariamente às normas escolares de igualdade e respeito que repercutem negativamente na vida adulta da vítima. Para tanto, a premissa concretiza-se durante todo o amadurecimento do indivíduo.
Em segundo lugar, é fundamental acentuar como a instabilidade emocional gerada pelo “bullying” fomenta sequelas permanentes na personalidade do afetado. Nesse sentido, a partir de 2016, foi estabelecido a lei anti-bullying que classifica a ação como intimidação recorrente, quando há violência física ou psicológica em atos de humilhação, ou discriminação. Torna-se evidente, portanto, que pela definição presente na constituição brasileira, o “bullying” pode ser identificado fora do âmbito escolar, uma vez que as mesmas formas de agressão sistemática autoritária são encontradas no trabalho, em casa ou até mesmo na rua. Logo, reafirma-se o efeito contínuo do “bullying” no círculo social.
É indispensável discutir-se, portanto, sobre as consequências sociais do “bullying” fora do ambiente escolar. Para tanto, evidenciam-se os óbices psicossociais como instabilidade emocional e as atitudes autoritárias fomentadas pelo exposto. Assim, confirma-se o dano causado pela opressão nas escolas para a sociedade.
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Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 183
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 189
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 189
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 189
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 183
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.