Deve-se destacar a ausência de capacitação para suprir essa falta de informação sobre a tecnologia, que facilita a ação dos golpistas. O escritor irlandês Oscar Wilde, defendeu, em suas obras, a ideia que o primeiro passo é o mais importante. Todavia, o atual cenário, em relação aos ataques virtuais, contraria a ideia de Wilde, uma vez que não há nenhuma ação buscando solucionar os obstáculos.
Nesse contexto, vale ressaltar que a falta de debates está entre as principais causas do problema, necessitando a população de informações e treinamentos sobre o assunto abordado, ou seja, o corpo social que sofre esse tipo de ataque, necessita de auxílio de informações, sendo que, infelizmente, a troca de diálogo sobre esse assunto ainda é escassa. Além disso, quando não há uma conversa sobre algo que, na atualidade, é algo que afeta inúmeras pessoas, a probabilidade do crescimento de denúncias no que diz respeito aos golpes virtuais, é espontaneamente preocupante.
Por tudo isso, faz-se necessária uma intervenção no problema. Assim, especialistas no assunto, com apoio de ONGs, devem desenvolver ações que reduzam essa falta de conhecimento sobre tal assunto, ensinando as pessoas como usar a internet à seu favor, assim, seja possível construir um pais em que Oscar Wilde pudesse se orgulhar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.