• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#77411
Na obras literária, "A Court of Silver Flames", expõe a vida de Nestha, uma jovem mulher, que por acontecimentos traumáticos, ocorridos em sua vida, tornou-se uma pessoa alcoólatra e consequentemente sedentária. Fora da ficção, tal realidade se faz presente na vida de boa parte da população mudial, dado-se que as consequências do sedentarismo, afeta ao todo a vida do indivíduo, ocasionando doenças e malefícios. Nesse sentindo, tal situação tem como origem inegável a negligência governamental, que sustenta a falta de importância com a sociedade. Desse modo, torna-se necessário analisar os principais impactos dessa problemática sendo não só a falta de atividades físicas como também o constante uso de tecnologia.

Em primeiro lugar, é de suma importância pontuar a ausência de aparelhos para a prática esportiva. Inquestionavelmente, tal situação ocorre pela falta de investimentos governamentais, em locais que ajudem a promover tal prática com segurança. Desse modo, essa falha do estado, acaba ocasionando um aumento gradativo de pessoas com problemas de saúde, tendo em vista que o sedentarismo afeta todas as faixas etárias, causando alguns problemas de saúde como diabetes, colesterol alto e hipertensão. Dessa maneira, fica claro que atividades físicas é essencial para fortalecer os músculos e evitar que doenças graves sejam adquiridas.

Ademais, é preciso compreender que um dos principais fatores para a prática desportiva é o uso de tecnologias. Essa situação surge do uso de redes sociais na vida contidiada da população, já que notícias e acontecimentos chegam a um indivíduo por meios tecnológicos, seja ele celular ou televisão. É fractual, que esses acontecimentos exercem um poder sobre tal, estimulando assim sentimentos como estresse, ansiedade e depressão. Nesse sentido, fica esclarecido que o uso da tecnologia em excesso possibilita a manipulação do indivíduo, tornando-o uma pessoa sedentária e apática.

Portanto, medidas executáveis são necessárias para que haja uma diminuição em casos de sedentarismo. Desse modo, cabe ao governo, investir em lugares que tenham total segurança para a prática de exercícios, e cabe a mídia, propor por meio de campanhas, a conscientização direcionada a sociedade, sobre o que é sedentarismo e seus males a vida. Somente dessa forma, as consequências causadas pela falta de prática esportiva, irão começar a diminuir, acarretando juntamente a diminuição de pessoas com ansiedade e vícios em drogas lícitas e ilícitas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#77459
Vamos lá. Karlla, primeiramente, não sou profissional, muito menos grande entendedor da língua Portuguesa. Procuro ajudar, mas também posso, e provávelmente irei, errar.

Glossário de cores para melhor entendimento:
Esta cor para pequenas correções, geralmente algum erro pequeno de grafia, ou uso incorreto de vírgulas.
Esta cor para erros de grafia um pouco mais graves.
Esta cor para partes de sentença onde eu não compreendi muito bem, ou achei algo estranho.
Esta cor para bom uso de conectivos.
Esta cor para tópico frasal.
Esta cor para ação.
Esta cor para agente.
Esta cor para modo.
Esta cor para efeito.
Esta cor para detalhamento.
Na obras literária, "A Court of Silver Flames", (Aqui, evite colocar a vírgula antes do texto.) expõe a vida de Nestha, uma jovem mulher, que por acontecimentos traumáticos, ocorridos em sua vida, (Aqui, também, vírgula desnecessária.) tornou-se uma pessoa alcoólatra e consequentemente sedentária. ( Ela se tornou sedentária como consequência direta do alcoolismo?) Fora da ficção, tal realidade se faz presente na vida de boa parte da população mudial (O correto seria 'mundial'.), dado-se que as consequências do sedentarismo, afeta ao todo a vida do indivíduo, (Também, aqui, ambas as vírgulas são desnecessárias, elas cortam o rítmo da sentença.) ocasionando doenças e malefícios. Nesse sentindo, tal situação tem como origem inegável a negligência governamental, que sustenta a falta de importância com a sociedade. Desse modo, torna-se necessário analisar os principais impactos dessa problemática sendo não só a falta de atividades físicas como também o constante uso de tecnologia.
Em primeiro lugar, é de suma importância pontuar a ausência de aparelhos para a prática esportiva. Inquestionavelmente, tal situação ocorre pela falta de investimentos governamentais, (Vírgula desnecessária.)em locais que ajudem a promover tal prática com segurança. Desse modo, essa falha do estado, (Vírgula desnecessária.) acaba ocasionando um aumento gradativo de pessoas com problemas de saúde, tendo em vista que o sedentarismo afeta todas as faixas etárias, causando alguns problemas de saúde como diabetes, colesterol alto e hipertensão. Dessa maneira, fica claro que atividades físicas é essencial (Erro de concordância. As atividades físicas 'são' essenciais.) para fortalecer os músculos e evitar que doenças graves sejam adquiridas.
A conclusão do parágrafo faz sentido. Talvez um uso de repertório como um estudo médico, ou reportagem sobre o assunto, mas entendo que encontrar repertórios devidamente específicos são um trabalho e tanto.
Ademais, é preciso compreender que um dos principais fatores para a prática desportiva é o uso de tecnologias. Essa situação surge do uso de redes sociais na vida contidiada (Erro de grafia. 'cotidiana' seria o correto.)da população, já que notícias e acontecimentos chegam a um indivíduo por meios tecnológicos, seja ele celular ou televisão. (Erro de concordância. Retoma 'meios tecnológicos', então deveria ser 'sejam eles celulares ou televisões.', ou talvez 'sejam eles via celular, ou televisão.' Algo assim? É fractual (Quis dizer 'factual'?), que esses acontecimentos exercem um poder sobre tal, estimulando assim sentimentos como estresse, ansiedade e depressão. Nesse sentido, fica esclarecido que o uso da tecnologia em excesso possibilita a manipulação do indivíduo, tornando-o uma pessoa sedentária e apática.


Devo confessar, embora seja implícito o que você está tentando esclarecer com este argumento, não há informação demonstrada para que fique claro como o uso das tecnologias está tornando a população 'sedentária e apática'. Talvez informe o leitor sobre como as pessoas decidem continuar a utilizando seus dispositivos eletrônicos de modo sedentário ao invez de práticar esportes, ou se exercitar? Um 'plot hook', digamos, para que fique evidente o seu ponto. Novamente, um uso de repertório aqui também cairia bem, mas vale o mesmo ponto anterior.
Portanto, medidas executáveis são necessárias para que haja uma diminuição em casos de sedentarismo. Desse modo, cabe ao governo, investir em lugares que tenham total segurança para a prática de exercícios, e cabe a (Faltou crase, e vírgula desnecessária.. Mídia é uma palavra feminina, e o uso do verbo caber neste sentido refere-se a 'cabe a alguma coisa'. Só seria correto sem o uso de crase se você quisesse o significado que a mídia cabe em algum lugar.) mídia, propor por meio de campanhas, a conscientização direcionada a sociedade,(Vírgula desnecessária.) sobre o que é sedentarismo e seus males a vida. Somente dessa forma, as consequências causadas pela falta de prática esportiva, irão começar a diminuir, (Vírgula inicial desnecessária acarretando juntamente a diminuição de pessoas com ansiedade e vícios em drogas lícitas e ilícitas.
No mais, uma boa conclusão, embora não entenda completamente onde o uso de drogas apareceu fora da introdução, e mesmo lá, ocorre como causa, não como consequência.
Como ponteiros, gostaria que desse uma olhada no uso correto de sinais de pontuação, particularmente a vírgula.
Alguns artigos para ajudar são:
https://www.lendo.org/como-usar-virgula/
https://www.coc.com.br/blog/soualuno/po ... cisa-saber

Uma boa noite para você, e melhoras para o futuro.

Percebe-se que no Brasil, de alguns anos pra c&aac[…]

A humanidade no decorrer da história tem lu[…]

Athesui maiconpgtu anaclaradll jheromagn[…]

O artigo 6º da constituição fed[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM