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#48328
A terceira fase do Modernismo brasileiro, enfatizava a relevância da variedade da língua portuguesa. Porém, hodiernamente apenas a forma linguística utilizada pela elite econômica e intelectual é considerada "certa" e qualquer outra variante, "errada". Por consequência, as pessoas das baixas classes econômicas sofrem discriminação linguística e exclusão social.

Em primeira análise, nota-se o preconceito linguístico na sociedade. Ou seja, no Brasil existem 26 estados, cada um com sua modalidade linguística, contudo, com a elitização de uma língua padrão as outras formas de domínio da língua portuguesa são consideradas, pela minoria, inadequadas, o que gera a discriminação linguística.

Outrossim, ocorre a exclusão das camadas mais pobres da comunidade. Isto é, por causa de sua fala informal, estabelecida pela falta de acesso à cultura e, educação de qualidade, esses grupos propendem a ser excluídos no mercado de trabalho. Assim, é primordial reverter essa problemática, pois, um indivíduo sem condições, dificilmente poderá oferecer uma educação de qualidade e seu filho e, assim sucessivamente.

Portanto, são necessárias medidas que viabilizem à educação de qualidade e previnam a discriminação linguística. Para isso, urge que o Ministério da Educação e Cultura (MEC), órgão responsável pela educação, crie políticas públicas, através de verbas governamentais, para o acesso dos grupos desfavoráveis à educação, e, desenvolva campanhas publicitárias, por via dos meios de comunicação, para a propagação das modalidades linguísticas. A fim de, os indivíduos possam enfatizar a variedade linguística, assim como no Modernismo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Uma vez que o sistema carcerário brasileiro[…]

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