• Avatar do usuário
#81697
No Brasil, a violência é um fenômeno histórico, que se reflete desde o período colonial até o tempo presente. Desse modo, a sociedade brasileira se estruturou de uma forma com que a violência urbana se enraizasse, seja pelos seus valores culturais, sociais, morais, padrões econômicos ou ideologia política. Logo esse problema vem trazendo diversas consequências para o Brasil, entre elas, deve se citar a perda de liberdade e a economia frágil.

Com o aumento das taxas de homicídio, a liberdade da população brasileira vem se tornando privada, possível apenas para uma minoria dos cidadãos, a princípio, a classe alta. Sobretudo, as principais vítimas dessa violência são os negros, com uma taxa de +18,2% de variação de assassinatos, entre 2005 e 2015. Ademais, os jovens são mais violentados. Portanto, pode-se concluir que o Ministério da Justiça e Segurança Pública não está cumprindo corretamente seu papel, pois não está fornecendo a segurança pública necessária.

Segundo o IBGE, nos próximos anos, o Brasil sofrerá uma transição demográfica, em que a expectativa de vida aumenta, enquanto, a taxa de natalidade sofre uma queda. Dessa perpectiva, haverá mais idoso do que jovens, ou seja, existirá mais dependentes do governo do que pessoas trabalhadoras, que servem para o estado. Por outro lado, com o avanço da violência urbana, mais jovens são assassinados. Portanto, a economia do Brasil será afetada, pela queda da sua população em Idade Ativa (PIA), causada pelo aumento de homicídios de jovens.

Visto que, a violência urbana traz graves consequências, em que pode afetar todo o Brasil, medidas devem ser tomadas para o combate dela. Desse modo, cabe ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, investir mais na segurança da população das periférias, pois são as mais carentes de proteção, aumentando o número de policiais pela área e abrigos para as pessoas sem teto. Dessa forma, os brasileiros se sentiriam mais seguros e a taxa de homicídios sofreria grande queda.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Mylike , Jotaveh , marimoon , larissa0205 , […]

A invisibilidade dos "cidadãos"

A invisibilidade decorrente da falta de registro c[…]

Para começar sua redação, &ea[…]

Certo, muito obrigada!! Por nada!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM