Em primeira análise, o preço dos produtos caracteriza-se como um complexo dificultador. Segundo o filósofo Karl Marx, a base de uma sociedade capitalista é o capital. Nesse sentido, para que as pessoas não comprem produtos pirateados, é necessário que os profissionais envolvidos nas mercadorias originais reflitam sobre as diferentes classes de renda da população, pois nem todos possuem a condição necessária para fazer parte desse mercado.
Ademais, a falta de debate sobre o assunto deixa os brasileiros mais vulneráveis. O filósofo Habermas defende que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. De maneira análoga, muitos indivíduos não possuem conhecimento sobre a influência negativa da pirataria, como por exemplo, o desemprego, que é um assunto relevante e possui como uma das causas a destruição de negócios, afinal, produtos falsificados dificultam o mercado editorial.
Faz-se pertinente, portanto, medidas para amenizar a problemática. Para esse fim, cabe ao Ministério da Cidadania, em parceria com ONGs, promover a criação de debates sobre a temática, por meio das redes sociais, como o Facebook, YouTube e Instagram, a fim de que as pessoas tenham conhecimento da influência negativa que a pirataria possui.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.