Por JNakamura
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Há uma frase de Nelson Mandela, o famoso líder africano que lutou contra o regime do Apartheid, que diz que "a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". Muitos consideram essa fala como uma verdade universal, porém, no Brasil, nem todo jovem consegue usufruir do seu direito de estudar, fato comprovado pelo fenômeno de evasão escolar (saída de um indivíduo da escola antes de ele concluir o seu curso) existente no país. Isso pode ocorrer devido a inúmeros motivos que vão desde o desinteresse do próprio estudante até a falta de tempo causada pela necessidade de trabalhar.
A evasão escolar traz muitas consequências negativas, tanto para os jovens que abandonaram os seus estudos, quanto para a sociedade a qual ele pertence. Um grande número desses casos provoca declínio no IDH de um país, já que o grau de educação é levado em conta para medi-lo. O baixo IDH é prejudicial para a imagem externa do país e a qualidade de vida de seus habitantes.
Outra consequência da evasão escolar é a falta de oportunidade de bons empregos para o ex-estudante, visto que o mercado de trabalho atual oferece os melhores e mais remunerados empregos aos indivíduos que possuem maior quantidade de graduações.
Assim sendo, é evidente que o fenômeno da evasão escolar configura-se como um problema que precisa ser resolvido. Portanto, o Conselho Tutelar, com o auxílio do Ministério da Educação, deve fiscalizar rigorosamente quem são os estudantes que saíram de suas escolas. Nesse sentido, o intuito da iniciativa é facilitar a discussão sobre a melhor maneira de incentivar esses jovens a voltarem a estudar e colocá-los de volta ao local onde deveriam estar. Somente assim, a questão será minimizada no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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