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Por leticiasousa
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#67846
Em 1998, o cupuaçu, que é uma fruta típica da Amazônia, foi panteteado por uma empresa japonesa, porém o Brasil só descobriu o registro quatro anos depois. Analogamente, a biopirataria é a exploração e utilização de recursos naturais de forma de ilegal, visto que tal prática gera grandes prejuízos para o país, tanto econômicos quanto ambientais.
Primeiramente, a comercialização dos recursos naturais gera lucros que não são repartidos de forma justa ao país detentor desse mesmo, assim, pela ganância internacional, a economia brasileira sofre impactos, notoriamente, negativos.
Ademais, a perda de biodiversidade é evidente ao explorar fortemente uma espécie retirando-a de se hábitat natural. Dessa forma, os riscos de extinção elevam-se de maneira bastante preocupante, sendo assim, um impasse ambiental que deve ser seriamente enfrentado.
Portanto, torna-se necessário medidas que solucionem esse grave problema. Urge, então, que a Polícia Federal juntamente com a Polícia Rodoviária Federal aumentem a fiscalização nas fronteiras do Brasil para que haja a redução dessa entrada e saída ilegal de animais, plantas ou sementes. Além disso, cabe ao Ministério da Justiça, aplicar uma punição efetiva aos casos de biopirataria, fazendo a devida criminalização desse processo. Desta maneira, a biodiversidade brasileira estaria protegida e livre de "biopiratas" e casos como o do cupuaçu não ocorreriam mais no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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