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#35320
Segundo o ativista ambiental Paul Watson a inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente. Entretanto, no cenário atual do mundo contemporâneo o ser humano é o próprio causador da desarmonia causada pela problemática sobre as consequências da biopirataria para à sobrevivência das espécies e a falta de identificação da criminalidade no Brasil.

Precipuamente, a fauna e a flora são as mais utilizadas no comércio ilegal, pois geram maiores lucros para o comerciante. Diante disso, é o Brasil que possui a Floresta Amazônica da qual é considerada como a mais rica em biodiversidade do mundo. Sendo assim, nota-se que muitos biopiratas atuam nessa localidade por desejarem a comercialização das espécies exóticas nela presente. Desse modo, a marca da consequência dessa ação é o surgimento da ameaça de extinção de algumas espécies no país das quais contribuem para a manutenção do meio ambiente.

Ademais, os compradores de animais e plantas vendidos ilegalmente são os que mais contribuem para a problemática, pois influenciam a intensificação da prática criminal. Dessa forma, o filme de animação Rio mostra claramente essa realidade vivida pelo protagonista que é um dos últimos da família da arara azul comercializada fora do país. Nesse sentido, é provocada uma reflexão, pelo fato de ainda ser escasso o número de denúncias e a falta de identificação do indivíduo do qual contribui para tal desequilíbrio ambiental.

Portanto, com a percepção desse problema em questão, é dever do poder judiciário, por meio da elaboração de leis mais severas proporcionem maior monitoramento nas regiões das quais apresentam comercialização ilegal intensa e prejudicial. Com isso, tem-se o objetivo de aumentar o número de denuncias e de casos identificados. Assim, será possível aumentar o número de espécies, evitar que elas sejam ameaçadas de extinção e preservar a biodiversidade de forma harmônica e inteligente como propõe Paul Watson.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#35552
EduardaBeatriz escreveu:Olá, gostaria de saber mais detalhadamente o por que foi dada essa nota na sua avaliação. @Reiren
C1 - Paul watson"," , ao dps vem "cenário contemporâneo... " sem virgula nenhuma, o leitor não teve tempo pra respirar, poderia ter acrescentado essa virgula dps do contemporâneo ou da desarmonia, uma vez que o "causada" é uma explicação. "Da qual" deveria ser "na qual" pq a floresta amazônica é um lugar, outras virgulas que poderiam ser usadas em outras partes do texto tbm, "denuncias" na conclusão sem acento, mas o teu maior problema são as vírgulas.
C2- as teses ditadas na introdução só aparecem no desenvolvimento no final, sendo que no início há uns desvios breves, mas tu retoma a fala dps (repertório bastante diversificado e bom, gostei bastante)
C3- parágrafos expostivivos, no D2 tu colocou duas causas no final do parágrafo mas não explicou pq isso não acontece
C4- "do qual" usado bastante e algumas vezes de maneira errônea, a introdução ficou meio confusa tbm, mas fora isso o resto dos conectivos foram bem utilizados
C5- (poder judiciário- agente) , (elaboração de leis mais severas- modo/meio) , (proporcionarem fiscalização - ação ), (tem se o objetivo... - finalidade) , tecnicamente seria 160, pois falta o detalhamento, mas não é dever do judiciário fiscalizar nada, é dever do EXECUTIVO, ent o agente foi utilizada de maneira errada, ai desconsiderei ele
(Cuidado, o teu modo meio foi a elaboração de leis, só quem elabora leis é o legislativo, felizmente não fizesse dessa elaboração uma ação, ent tá valida)
#36447
Olá, @EduardaBeatriz, vou corrigir a sua redação.

TEMA: AS CONSEQUÊNCIAS DA BIOPIRATARIA NO BRASIL

Legenda:
erro
correção/sugestão/questionamento
repetição
comentários
elementos da proposta de intervenção


Segundo o ativista ambiental Paul Watson, a inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente. Entretanto, no cenário atual do mundo contemporâneo[1], o ser humano é o próprio causador da desarmonia causada pela problemática sobre as consequências da biopirataria para à a sobrevivência das espécies e a falta de identificação da criminalidade no Brasil.
[1] Atual e contemporâneo são palavras que têm o mesmo sentido, então, você deve usar apenas uma.
Comentários: Achei a sua introdução um pouco confusa, pois o seu 2⁰ período ficou longo demais. Creio que esse período poderia ser dividido em dois para ficar mais didático. Outro ponto é que você não apresentou seus argumentos(eu não consegui identificar), e, apesar de não ser obrigatório, é interessante que você coloque para que o leitor/a saiba o que vem pela frente. Tirando isso, achei a sua introdução boa.

Precipuamente, a fauna e a flora são as mais utilizadas no comércio ilegal, pois geram maiores lucros para o comerciante. Diante disso, é o Brasil que possui a Floresta Amazônica da qual é considerada como a mais rica em biodiversidade do mundo. Sendo assim, nota-se que muitos biopiratas atuam nessa localidade por desejarem a comercialização das espécies exóticas nela presente presentes. Desse modo, a marca da consequência dessa ação é o surgimento da ameaça de extinção de algumas espécies no país das quais contribuem para a manutenção do meio ambiente.
Obs: Recomendo que utilize outros conectivos entre os períodos, pois os conectivos que você utilizou ("Diante disso" e "Sendo assim") dão uma ideia de conclusão.
Comentários: Achei esse desenvolvimento bom. Porém, senti a falta de um repertório (você falou da floresta amazônica, mas não colocou a fonte). Mas a sua argumentação e a ideia que você colocou estão muito boas. Parabéns!

Ademais, os compradores de animais e plantas vendidos ilegalmente são os que mais contribuem para a problemática, pois influenciam a intensificação da prática criminal. Dessa forma, o filme de animação Rio mostra claramente essa realidade vivida pelo protagonista, que é um dos últimos da família da arara azul comercializada fora do país. Nesse sentido, é provocada uma reflexão, pelo fato de ainda ser escasso o número de denúncias e a falta de identificação do indivíduo do qual contribui para tal desequilíbrio ambiental.
Comentários: Esse desenvolvimento também ficou bom, porém, senti a falta de uma conclusão para o parágrafo e de mais aprofundamento nessa questão das denúncias e da falta de identificação.

Portanto, com a percepção desse problema em questão, é dever do poder judiciário(agente), por meio da elaboração de leis mais severas(meio), proporcionem proporcionar maior monitoramento nas regiões das quais apresentam comercialização ilegal intensa e prejudicial(ação). Com isso, tem-se o objetivo de aumentar o número de denuncias denúncias e de casos identificados(finalidade). Assim, será possível aumentar o número de espécies, evitar que elas sejam ameaçadas de extinção e preservar a biodiversidade de forma harmônica e inteligente como propõe Paul Watson(detalhamento da finalidade).

Comentários: A sua proposta está completa e bem clara, porém, o Poder Judiciário não elabora leis, quem faz isso é o Poder Legislativo. Além disso, senti a falta apenas de uma retomada do problema no começo do parágrafo.

Espero que eu tenha te ajudado de alguma forma. Aguardo mais redações! ;)

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