Insta ressaltar, mormente, que as pessoas que são submetidas ao trabalho escravo contemporâneo geralmente cresceram em contexto de vulnerabilidade econômica, com pouca ou nenhuma escolaridade, que estão desempregadas e que procuram saída para as condições precárias em que vivem. Segundo um levantamento divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência mostra que o Brasil encontrou 1.937 pessoas sob essas condições no ano de 2021, maior número desde 2013. Diante disso, a afirmativa do sociólogo Darcy Ribeiro "O Brasil, último país a acabar com a escravidão tem uma perversidade intrínseca na sua herança, que torna nossa classe dominante enferma de desigualdade, de descaso" corrobora a realidade sofrida por muitos brasileiros.
Outrossim, vale destacar que a fiscalização é fundamental para que os casos sejam descobertos e atitudes legais sejam tomadas. Além disso, ainda que a escravidão tenha sido abolida em 1888, pela Lei Áurea, somente na década de 40 o Código Penal Brasileiro passou a punir esse crime, que atualmente pode ser chamado de escravidão contemporânea, condições análogas à escravidão e trabalho escravo contemporâneo.
Portanto, para que o trabalho análogo à escravidão seja erradicado urge que o Estado em conjunto com o Ministério do Trabalho trabalhem na ampliação das leis trabalhista como também no acesso à educação levando a informação às pessoas que poderão ajudar elas a identificar um possível crime com mais facilidade. Por fim, é necessário reprimir, condenar e criminalizar os culpados, para que eles não voltem a cometer tal crime e nem mesmo inspirem novos infratores a buscar essa prática.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.