Avatar do usuário
Por luisnetto
Quantidade de postagens
#115525
O Brasil, último país da América a abolir à escravidão tem sua formação alicerçada no regime escravagista. A abolição da escravidão em 1888 deveria ter significado o fim dessa prática. No entanto, mesmo após mais de um século da supressão da escravidão no Brasil, ainda vivenciamos condições de trabalho análogos à escravidão na sociedade contemporânea. Diante disso, torna-se necessário discorrer no tocante as causas dessa problemática como: a vulnerabilidade socioeconômica como também a falta de fiscalização efetiva.

Insta ressaltar, mormente, que as pessoas que são submetidas ao trabalho escravo contemporâneo geralmente cresceram em contexto de vulnerabilidade econômica, com pouca ou nenhuma escolaridade, que estão desempregadas e que procuram saída para as condições precárias em que vivem. Segundo um levantamento divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência mostra que o Brasil encontrou 1.937 pessoas sob essas condições no ano de 2021, maior número desde 2013. Diante disso, a afirmativa do sociólogo Darcy Ribeiro "O Brasil, último país a acabar com a escravidão tem uma perversidade intrínseca na sua herança, que torna nossa classe dominante enferma de desigualdade, de descaso" corrobora a realidade sofrida por muitos brasileiros.

Outrossim, vale destacar que a fiscalização é fundamental para que os casos sejam descobertos e atitudes legais sejam tomadas. Além disso, ainda que a escravidão tenha sido abolida em 1888, pela Lei Áurea, somente na década de 40 o Código Penal Brasileiro passou a punir esse crime, que atualmente pode ser chamado de escravidão contemporânea, condições análogas à escravidão e trabalho escravo contemporâneo.

Portanto, para que o trabalho análogo à escravidão seja erradicado urge que o Estado em conjunto com o Ministério do Trabalho trabalhem na ampliação das leis trabalhista como também no acesso à educação levando a informação às pessoas que poderão ajudar elas a identificar um possível crime com mais facilidade. Por fim, é necessário reprimir, condenar e criminalizar os culpados, para que eles não voltem a cometer tal crime e nem mesmo inspirem novos infratores a buscar essa prática.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#120070
1- desvios gramaticais;
2- sua argumentação pode ser mais desdobrada, apresente causas consequências e exemplos, isso vai melhorar a sua argumentação e evitar lacunas argumentativas;
3- a proposta ficou incompleta;
4-tente usar todos os seus repertório de maneira produtiva.
muito bem ! :)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
138 Exibições
por Madu27
3 Respostas 
2560 Exibições
por Alunaaaamed
0 Respostas 
39 Exibições
por alunagabis
4 Respostas 
116 Exibições
por Mylike
0 Respostas 
49 Exibições
por isadorakelly
0 Respostas 
63 Exibições
por rafahbsx
0 Respostas 
67 Exibições
por giiwxy
0 Respostas 
32 Exibições
por LuizaMariana
3 Respostas 
73 Exibições
por mariarita04
0 Respostas 
24 Exibições
por eubia03

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM