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#61362
A obra literária ‘’Utopia’’, publicada em 1516,traz uma crítica de seu autor Thomas Morus sobre a sociedade europeia daquela época. Para Morus era impossível a formação de sociedades justas e igualitárias por causa das ambições que os homens possuíam. E no brasil que é um país com mais de 45 milhões de pessoas com deficiência, a busca dessa utopia fica ainda mais complicada, pois a dificuldade de promover dignidade e acessibilidade de todos cidadãos em suas devidas cidades.
As cidades possuem uma carência de infraestrutura, isso porque sua construção não foi pensada para atender a todos os cidadãos, mas majoritariamente as pessoas que não possuem deficiência. porém Segundo a legislação brasileira, o conceito de acessibilidade é descrito como a condição para a utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços urbanos, bem como, dos transportes e meios de comunicação por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Como sempre o estado toma poucas providências para possibilitar uma vida digna aos deficientes.
Além disso, evidencia-se que, o respeito aos direitos das pessoas com deficiência a maioria das vezes é negado, dificultando ainda mais a promoção da dignidade a todos cidadãos. De acordo com o político sul-africano, Nelson Mandela, ‘’a educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo’’. Portanto , as instituições de ensino se tornam responsáveis por tal problemática, posto que não estão contribuindo para a eliminação das barreiras sociais, que distanciam ainda mais nossa sociedade da sociedade utópica de Morus.
Segundo o teórico da Geografia britânico, David Harvey, ‘’se nosso mundo foi imaginado e feito, então ele pode ser reimaginado e refeito’’. Portanto, o Ministério da Infraestrutura deve, com urgência, iniciar políticas que melhorem o acesso dos espaços urbanos, bem como, dos meios de transportes nas cidades do Brasil, por meio de reuniões entre os governadores dos estados, para que a partir de uma análise identifiquem a melhor maneira de colocar em prática tais mudanças, a fim de promover a acessibilidade de todos. E o Ministério da Educação deve iniciar a abordagem dos direitos e deveres de todos os cidadãos nas escolas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#61366
@MA2005, olá, bom-dia, irei corrigir sua redação, ok?!

A obra literária ‘’Utopia’’, publicada em 1516, traz uma crítica, de seu autor Thomas Morus, sobre a sociedade europeia daquela época. Para Morus, era impossível a formação de sociedades justas e igualitárias por causa das ambições que os homens possuíam. E, no Brasil, que é um país com mais de 45 milhões de pessoas com deficiência a busca dessa utopia fica ainda mais complicada, pois há dificuldades em promover dignidade e acessibilidade a todos cidadãos em suas devidas cidades. (Aqui na introdução, faltou o uso de conectivos e explicitar a tese, quais são os fatores que fomentam a problemática)

As cidades possuem uma carência de infraestrutura(Insira o conector ao iniciar o parágrafo), isso porque sua construção não foi pensada para atender a todos os cidadãos, mas majoritariamente as pessoas que não possuem deficiência. Porém, segundo a legislação brasileira, o conceito de acessibilidade é descrito como a condição para a utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços urbanos, bem como, dos transportes e meios de comunicação por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Como sempre o Estado toma poucas providências para possibilitar uma vida digna aos deficientes. (Aqui você não discute praticamente nada. Expõe alguns fatos, sem o devido repertório para embasar sua fala, e torna o parágrafo meramente expositivo. Traga as respostas a questionamentos, como "por que as cidades foram planejadas sem a devida acessibilidade? por que os governos negligenciam as condições aos deficientes, se é um direito assegurado por lei?")

Além disso, evidencia-se que, o respeito aos direitos das pessoas com deficiência, na maioria das vezes, é negado, dificultando ainda mais a promoção da dignidade a todos os cidadãos. De acordo com o político sul-africano, Nelson Mandela, ‘’a educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo’’. Portanto, as instituições de ensino se tornam responsáveis por tal problemática, posto que não estão contribuindo para a eliminação das barreiras sociais, que distanciam ainda mais nossa sociedade da sociedade utópica de Morus.(Aqui você faz uma discussão extremamente superficial, e além disso, faz uma retomada, estabelecendo um paralelo, com um repertório utilizado na introdução, o que na verdade, seria necessário com o repertório que você inseriu nesse mesmo parágrafo)

Segundo o teórico da Geografia britânico, David Harvey, ‘’se nosso mundo foi imaginado e feito, então ele pode ser reimaginado e refeito’’(Aqui é necessário você afirmar que medidas precisam ser tomadas para mitigar o imbróglio discutido no texto, e não a inserção de outro repertório). Portanto, o Ministério da Infraestrutura deve, com urgência, iniciar políticas que melhorem o acesso dos espaços urbanos, bem como, dos meios de transportes nas cidades do Brasil, por meio de reuniões entre os governadores dos estados, para que a partir de uma análise identifiquem a melhor maneira de colocar em prática tais mudanças, a fim de promover a acessibilidade de todos. E o Ministério da Educação deve iniciar a abordagem dos direitos e deveres de todos os cidadãos nas escolas.(Você detalhou muito bem o primeiro agente, mas insere de forma desconexa o segundo agente, sem a forma como ele vai proceder a finalidade disso, e ainda sem o devido detalhamento)

COMENTÁRIO: Você comete algumas falhas ao longo do texto. Primeiramente, não explicita a tese. Segundo, não argumenta de forma aprofundada nos desenvolvimentos 1 e 2, não utiliza da forma apropriada os repertórios, não realiza a conclusão - com retomada dos repertórios - dos parágrafos 2 e 3, não faz uso dos conectores em vários momentos do texto e não detalha a intervenção. Tente sanar os desvios gramaticais, que estão em demasia na produção acima. Invista na pesquisa de redações nota 1000 do ENEM, para você se basear e observar o molde utilizado, como são desenvolvidas as estruturas padrões. ;)
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