Avatar do usuário
Por Sarah73
Quantidade de postagens
#122667
Sob a perspectiva do escritor Darcy Ribeiro, "A coisa mais importante para os brasileiros é inventar o Brasil que queremos". Tal pensamento, porém, não foi ainda convertido em realidade, uma vez que, embora a população busque por um país incento de problemas, há empasses a serem superados, como as causas e consequências do preconceito linguístico no Brasil. Nesse sentido, deve-se reconhecer o que se protagoniza na questão fomentando este entrave social, que é: a Negligência Governamental seguida do preconceito social.
Em primeira análise, ressalta-se que a falha estatal na execução efetiva da lei torna-se um desafio para garantir a consolidação da discriminação expressiva no país. Para tanto, é oportuno relembrar que na obra "O cidadão de papel" de Gilberto Dimenstein, aborda a ideia de que as normas presentes nos documentos nacionais nem sempre são cumpridas. Assim, com essa negligência, há um negativo impacto direto e indireto no acesso a educação para todos, especialmente àqueles que residem em áreas periféricas, e ainda na garantia de um ensino que garanta de fato o aprendizado dos mesmas sem qualquer dificuldade cognitiva. Logo, se torna fundamental que a lei maior vialize a consequência de mais cidadãos analfabetos ou sem ensino concluído, resultando na futura dificuldade na sua comunicação. Nesse viés, o poder público deve se precaver de haver esta grave alta constante nas estatísticas.
Além disso, observa-se que o preconceito social também potencializa o revés. De acordo com dados divulgados pelo G1, cerca de trinta por cento dos brasileiros se sentem afetados pela discriminação linguística, resultante também da diferença de classes sociais. Sob esse prisma,o forte preconceito presente se origina das diferenças sociais entre os cidadãos, e a mesma distinção pode resultar na fragilidade emocional do indivíduo que sofre tais ações, e certamente afetando sua autoestima e confiança para interagir em âmbitos públicos. Sendo assim, é primordial que haja mais prioridade do poder público em assegurar a proteção ao bem-estar dos cidadãos.
Portanto, é necessário ideias que resolvam a questão das causas e consequências da discriminação linguística no Brasil. Para o mesmo, o poder público deve junto do ministério da educação e poder executivo promover campanhas que visam expôr a importância de inclusão social e consequências jurídicas diante de ofensas alheias, afim de maior conscientização e solidariedade uns com os outros. Paralelamente, fiscalização e acompanhamento prioritários áqueles cidadãos que não concluíram o ensino e alunos que apresentam entraves cognitivos e pessoais para o seu aprendizado. Talvez assim a população veja o preceito de Darcy sendo cumprido.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
12 Respostas 
621 Exibições
por gege88
0 Respostas 
63 Exibições
por majulinda
0 Respostas 
58 Exibições
por majulinda
Causas e consequências do vegetarianismo
por sophsss    - In: Outros temas
0 Respostas 
116 Exibições
por sophsss
Desastres ambientais: causas e consequências
por Vih234    - In: Outros temas
0 Respostas 
112 Exibições
por Vih234
Causas e consequências das guerras
por MASTER93    - In: Outros temas
0 Respostas 
89 Exibições
por MASTER93
Evasão escolar: causas e consequências
por Marianapzz    - In: Outros temas
0 Respostas 
23 Exibições
por Marianapzz
6 Respostas 
187 Exibições
por cozmicvp
0 Respostas 
49 Exibições
por lais458
Preconceito Linguístico no Brasil
por Giiovanax    - In: Outros temas
2 Respostas 
153 Exibições
por Caiunao
Manipulação Dados Redação

Oi, RaphoBrabo . A demanda por correç&otil[…]

Oi, Nicky7 . A demanda por correçõe[…]

Oi, besourokafka ! No filme "As Vantage[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM