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#48585
É realmente evidente, que a questão da educação remota no Brasil é um problema assíduo cada vez mais agravado e emergido na sociedade contemporânea, devido sobretudo a limitações econômicas dos dissentes ao uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs). É notório a existência de uma espécie de "apartheid" da grade curricular prática e teórica, no qual tal disjunção influencia negativamente a qualidade das aulas virtuais.

Em primeira análise, percebe-se que o problema concerne principalmente por conta da situação contábil de muitos estudantes durante o período de recesso acadêmico, pois segundo o censo escolar brasileiro mais de 80% dos alunos são da rede pública de ensino sendo que a grande maioria não possui recursos digitais como forma de acesso as aulas remotas o que dificulta o aprendizado e inviabiliza a qualidade educacional. Ademais, vale apresentar a limitação atual da educação à distância, que restringe o uso de aulas práticas como complemento do aprendizado teórico, obstruindo ainda mais a qualidade do acesso às aulas virtuais, e expondo nesse viés a barbárie e a crise junto ao sistema de preservação da didática na esfera social brasileira.

Diante disso, visando uma abordagem mais subjetiva dos valores de julgamento da inclusão digital e da aprendizagem, pode-se citar o pensamento do filósofo Arthur Schopenhauer, afirmando que "Os campos de visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo que a cerca.". A frase no atual contexto expõe o nível de verificação de aprendizagem do discente, creditado pelos recursos digitais de ensino, como o Google, YouTube, programas e plataformas educacionais, que mesmo possuindo um "Arsenal" maior que a sala de aula física, ainda não se adéqua as mudanças pedagógicas de forma eficiente, isso ocorre por não haver um acompanhamento presencial do professor, o que induz o aluno a igualar ao seu ensino aprendizado pelos limites da educação à distância, tornando-se prejudicado dentro da chamada "Era da informação".

Portanto, fica evidente que os impactos do "distanciamento educacional" são obstáculos a serem combatidos, é mister que o Governo Federal juntos as Instituições de Ensino executem políticas de permanência acadêmica nos mais diversos graus escolares, através de subsídios para bolsa de assistência estudantil, como por exemplo o Auxílio Inclusão Digital(AID), além da necessidade de implementação do ensino híbrido, como forma de aderir as aulas práticas, tudo isso, com o intuito de proporcionar ao estudante um bom desempenho e faze-lo vivenciar a passagem pelo ambiente escolar com o suporte financeiro e pedagógico necessário para atingir aprendizagem, mesmo em diferentes níveis e situações de didática.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#48614
Introdução
É realmente evidente [melhore essa iniciação], que a questão da educação remota no Brasil é um problema assíduo cada vez mais agravado e emergido na sociedade contemporânea (Posicionamento), devido sobretudo a limitações econômicas dos dissentes ao uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) (Bases argumentativas). É notório, a existência de uma espécie de "apartheid" da grade curricular prática e teórica, no qual tal disjunção influencia negativamente a qualidade das aulas virtuais.(Finalização)

Comentário
Nós temos dois dos três eixos da introdução, faltando, desse modo a contextualização. Enquanto na finalização ficou confuso o que você estava tentando dizer, além de você comente um desvio no uso da vírgula.

Desenvolvimento
Em primeira análise (Conectivo), percebe-se que o problema concerne, principalmente, por conta da situação contábil de muitos estudantes durante o período de recesso acadêmico (Tópico-frasal),. pPois segundo o censo escolar brasileiro mais de 80% dos alunos são da rede pública de ensino sendo que a grande maioria não possui recursos digitais como forma de acesso as aulas remotas o que dificulta o aprendizado e inviabiliza a qualidade educacional (Repertório). Ademais (?) , vale apresentar a limitação atual da educação à distância (Causa), que restringe o uso de aulas práticas como complemento do aprendizado teórico, obstruindo ainda mais a qualidade do acesso às aulas virtuais(,) [a vírgula é depois do "e"] e expondo, nesse viés, a barbárie e a crise junto ao sistema de preservação da didática na esfera social brasileira. (Efeito)

Diante disso (Conectivo), visando uma abordagem mais subjetiva dos valores de julgamento da inclusão digital e da aprendizagem (Tópico-frasal + causas), pode-se citar o pensamento do filósofo Arthur Schopenhauer, afirmando que "Os campos de visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo que a cerca." (Repertório). (Faltou conectivo) (A frase) o pensamento...no atual [evite usar palavras com o sentido de atualidade] contexto, expõe o nível de verificação de aprendizagem do discente (?), creditado pelos recursos digitais de ensino, como o Google, YouTube, programas e plataformas educacionais (Causas), que mesmo possuindo um "Arsenal" maior que a sala de aula física, ainda não se adéqua as mudanças pedagógicas de forma eficiente, isso ocorre por não haver um acompanhamento presencial do professor, o que induz o aluno a igualar ao seu ensino aprendizado pelos limites da educação à distância, tornando-se prejudicado dentro da chamada "Era da informação". (Efeitos)

Comentário
1. Temos cinco dos seis elementos que precisam ser discutidos no desenvolvimento, porém apenas o conectivo de ligação entre parágrafo e o repertório foram escritos corretamente, logo o tópico-frasal não fez sentido com as bases argumentativas, assim como as causas e efeitos não fizeram sentido com o tópico-frasal, além de faltar a finalização do texto. Em termos ortográficos teve desvios do uso da vírgula e do conectivo "Ademais", pois ele tem um sentido de adição, mas o período que foi escrito tem característica explicativa.
2. Nesse parágrafo também têm os cinco dos seis elementos, faltando apenas a finalização, o tópico-frasal não concorda com a introdução, porém as causas e efeitos concordam com o tópico-frasal, no entanto você não conseguiu estabelecer uma ligação clara entre o repertório e as causas.

Conclusão
Portanto (Conectivo), fica evidente que os impactos do "distanciamento educacional" [não precisava das aspas] são obstáculos a serem combatidos, é mister que o Governo Federal juntos as Instituições de Ensino (Agente) executem políticas (que tipo de políticas?) (Ação) de permanência acadêmica nos mais diversos graus escolares, através de subsídios para bolsa de assistência estudantil (Meio/modo), como por exemplo o Auxílio Inclusão Digital(AID),. aAlém da necessidade de implementação do ensino híbrido (Ação), como forma de aderir as aulas práticas (Detalhamento da ação), tudo isso [use uma oração intercalada], com o intuito de proporcionar ao estudante um bom desempenho e faze-lo vivenciar a passagem pelo ambiente escolar (Finalidade) com o suporte financeiro e pedagógico necessário para atingir aprendizagem (Meio/modo), mesmo em diferentes níveis e situações de didática.

Comentário
Você escreveu duas propostas de interversão, porém as duas estão incompletas, a primeira tem o agente, a ação e o meio/modo, faltando dizer o detalhamento da ação e a finalidade. Enquanto na segunda você disse a ação, o detalhamento da ação, a finalidade e o meio/modo, desse modo faltou dizer o agente. Por fim, faltou finalizar o texto e também teve alguns desvios ortográficos.
#48646
@Haron infelizmente a estrutura da sua redação está incompleta em todos os parágrafos, na minha perspectiva, além de que a introdução não concorda com o desenvolvimento, pois você disse que os problemas são nos meios de informação e comunicação, mas no tópico-frasal você introduziu informações diferentes. A cada dois erros nas competências eu vou subtraindo menos 20, pois só é possível pontuar de 20 e 20. Quando eu corrijo redação eu vou analisando a argumentação dentro dessa estrutura:
•Introdução: contextualização, posicionamento e bases argumentativas.
•Desenvolvimento: conectivo entre parágrafo, tópico-frasal, causas, repertório, efeitos e finalização.
•Conclusão: conectivo entre os parágrafos, ação, agente, detalhamento da ação, meio/modo, finalidade/objetivo e finalização do texto.
Mas vou atualizar a sua nota, mas não chegará a ser 800. @jherodrigues, você pode dar uma olhada na redação do Haron?
#48659
3m1ly escreveu:@Haron infelizmente a estrutura da sua redação está incompleta em todos os parágrafos, na minha perspectiva, além de que a introdução não concorda com o desenvolvimento, pois você disse que os problemas são nos meios de informação e comunicação, mas no tópico-frasal você introduziu informações diferentes. A cada dois erros nas competências eu vou subtraindo menos 20, pois só é possível pontuar de 20 e 20. Quando eu corrijo redação eu vou analisando a argumentação dentro dessa estrutura:
•Introdução: contextualização, posicionamento e bases argumentativas.
•Desenvolvimento: conectivo entre parágrafo, tópico-frasal, causas, repertório, efeitos e finalização.
•Conclusão: conectivo entre os parágrafos, ação, agente, detalhamento da ação, meio/modo, finalidade/objetivo e finalização do texto.
Mas vou atualizar a sua nota, mas não chegará a ser 800. @jherodrigues, você pode dar uma olhada na redação do Haron?
incorreto, na minha primeira tese felei que é "devido sobretudo as limitações econômicas dos discentes" e no tópico-frasal falei da " situação contábil"

Creio eu que "limitação econômica" e "situação contábil" são sinônimas

VCs são ótimos corretores e seus métodos também, mas ainda falta ima melhor aplicação. Obg
#48664
Olha Haron, desculpe-me pelo ocorrido, obrigado por destacar o ponto errado da minha correção, prometo que prestarei mais atenção da próxima vez. Pois quando eu estava lendo o desenvolvimento está olhando apenas focando nas palavras informação e comunicação da introdução, além de que não temos corretores oficiais aqui no projeto, somos alunos ajudando outros alunos, normalmente isso não acontece, então vou colocar os 40 pontos que retirei da competência 3 e os 20 da 4 e da 2.

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Passado o enem, poderei "corrigir" algum[…]

No filme “O Vendedor de Sonhos” &eacut[…]

Eu publiquei a minha redação mas n&a[…]

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