O filme Parasita, 2019,de uma forma dinâmica mostra a vida de duas famílias, uma com posses e a outra inserida em um grupo marginalizado , e as diferenças entre eles.Apesar de ocorrer na Coreia, pode-se enxergar semelhanças entre o Brasil, o que, infelizmente, não ocorre só entre esses dois países.Nesse sentido, eesses grupos ,na sociedade brasileira são cruelmente desvalorizados , em virtude do desprezo estadual e do Brasil ser constituído na dor de grupos não privilegiados .
Um dos principais fatos históricos que explicitam o surgimento dessas minorias é a Colonização do Brasil, com a chegada dos portugueses,os indígenas, que já habitavam esse país, foram escravizados e tiveram suas terras tomadas, ficando sem posses e sem direitos.Após, vieram os africanos e pessoas de várias nacionalidades .Tais grupos chegaram sendo prisioneiros, com nomes, famílias e culturas arrancadas, tendo que manifestar suas culturas em silêncio .Então,quando os modos de escravidão foram proibidas, o impasse agora era saber como sobreviver.
Ainda na Colonização brasileira, percebe-se o desprezo do Estado com as minorias.Atualmente, esse desprezo não é só história, urbanização precária, saúde pedindo socorro, desenvolvimento econômico lento, insuficiência educacional, transportes lotados e sem segurança, um caos na segurança pública, são exemplos de como o Estado não se preocupa com a população .Como disse Confúcio, não corrigir nossos erros é o mesmo de cometer novos erros, sendo assim precisamos dá a oportunidades e proteção as minorias brasileiras .
Portanto,para que o imbróglio das minorias seja combatido ,medidas precisam ser tomadas .Faz se necessário ,pois, que as Secretarias de Educação criem oficinas educativas em locais púbicos,de grande circulação ,por meio de palestras que orientem sobre os direitos dos cidadãos e a sua importância política na sociedade .Além disso, é necessário que o Estado crie medidas de proteção e ações afirmativas para o devido tratamento a essas vítimas. Feito isso,a sociedade brasileira poderá caminhar para completude dos direitos humanos e ,talvez, a diminuição de grupos marginalizados .
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada