Nessa perspectiva, o desleixo do governo com assuntos ligados à identidade cultural representa um grande desafio para a arte, cultura e identidade brasileira. Segundo o jornalista Gilberto Dimenstein, em seu livro "Cidadão de Papel", o Brasil é marcado pela não aplicação prática dos mecanismos legais, garantidos na Constituição de 1988, e pela cidadania aparente apenas no campo teórico. Dito isso, a questão da arte, cultura e identidade brasileira vem ao encontro do cenário postulado pelo jornalista. Isso ocorre, porque não há o financiamento suficiente, além da falta de acesso à cultura para todos. Consequentemente, sem o apoio aparente do governo, instantaneamente, há uma invisibilidade social no país sobre o tema em questão. Então, é necessário instâncias governamentais para mitigar o problema discutido.
Ademais, é observado que a mídia não informa e não propõe debates que elevem o nível da população acerca da arte, cultura e identidade brasileira, haja vista sua preocupação em dar palco para notícias desnecessárias, como os assuntos ligado ao entretenimento. Sendo assim, a falta de informatividade gera uma sociedade ignorante, fazendo com que a sociedade não saiba e entenda os riscos e as altas consequências que a falta de identidade cultural traz, tais como: redução do enriquecimento artístico e menos oportunidades educacionais. Desse modo, a mídia, como portadora da voz do povo, deve informar a população e pressionar o governo para que essa pauta em específico acabe.
Portanto, é necessário medidas para que as pautas inacabadas sobre a arte, cultura e identidade brasileira acabe. Então, cabe ao Governo Federal, órgão de maior poder, criar campanhas no meio físico e virtual, via propaganda na televisão e nas redes sociais, como Instagram e Facebook, para investir no meio artístico e criar programas de aceso gratuito, findando o silenciamento midiático e, também, a negligência governamental, tendo em vista que as pessoas saberão cobrar seus direitos garantidos na Constituição.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada