Nesse contexto, é necessário destacar que a arte vem sendo cada vez mais desvalorizada pela população, de acordo com o artigo 215 todos os indivíduos tem direito a exercer sua cultura e ter seus valores valorizados.
A pesquisa do IBGE mostra como é desigual o acesso à cultura e ao lazer segundo o relatório, 44% dos pretos e pardos vivem em cidades sem cinemas, contra 34% da população branca; 37%, em cidades sem museus contra 25% dos brancos.
Em Segunda análise, A arte é um patrimônio cultural, onde todos deveriam ter acesso e usufruir desta.
Com base na pesquisa do IBGE nota-se evidentemente, que aqueles que possuem baixas condições educacionais e financeiras, não tem acesso de fato a arte. Fator principalmente ocasionado pela negligência estatal
Diante do exposto, a sociedade enfrenta grandes desafios para ter acesso ao patrimônio cultural "a Arte" discutida em questão, para promever acessibilidade a cultura e arte, é necessário o apoio do Estado, de forma que permita que a comunidade tenha proveito sobre a arte sem distinção.
Com o apoio do ministério da educação promover o desenvolvimento de habilidades interculturais nos ambientes escolares, desenvolver o interesse e curiosidade das demais idades e desmistificar a desigualdade social, de modo que haja a inclusão, possibilitando o autoconhecimento e a sociabilidade de adultos e crianças
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.