Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a arquitetura hostil. Nesse sentindo é notório o descaso estatal para com essa minoria atingida, visto que medidas não foram tomadas. Essa conjuntura, segundo os ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como moradia.
Ademais, é imperativo ressaltar a desigualdade social como promotor desse problema. De acordo com o poeta e ativista Victor Hugo "O progresso roda constantemente sobre duas engrenagens. Faz andar uma coisa esmagando sempre alguém. Partindo desse pressuposto a desigualdade social é uma lacuna para que esse cenário se perpetue e se intensifique, contribuindo com esse quadro deletério.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal, por intermédio de políticas habitacionais disponibilizem locação social, e imóveis vazios a fim de abrigarem toda população em situação de rua e vulnerabilidade. Assim, se consolidará uma sociedade mais justa, onde o Estado desempenha corretamente seu "contrato social" tal como afirma John Locke
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada