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Por treino
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"Ninguém respeita a Constituição, mas todos acreditam no futuro da nação". De forma paralela ao retratado na música "Que País É Esse?", da banda Legião Urbana, tem-se a persistência da arquitetura hostil, o que fere o princípio do direito à segurança e ao espaço público, evidenciando o desrespeito à Carta Magna. Nesse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam a ausência de políticas públicas e a influência da mídia.

Inicialmente, é imperioso verificar que a ausência de políticas públicas figura como a primeira causa do entrave. Sobre isso, o filósofo Thomas Hobbes afirma em “O Leviatã” que é dever do Estado a garantia de preceitos civis para os cidadãos, como o direito à segurança e ao acesso a espaços públicos. No entanto, isso não acontece na prática, tendo em vista que o Estado não promove políticas eficazes para solucionar a problemática da arquitetura hostil. Por exemplo, o governo poderia implementar regulamentações que exigissem a inclusão de espaços de convivência, áreas verdes e acessibilidade em projetos de construção. Isso pode ser comprovado observando áreas urbanas desprovidas de áreas de convivência e mal iluminadas, contribuindo para a sensação de insegurança e segregação social, o que apenas reforça o desrespeito à Constituição.

Outrossim, cabe analisar a influência da mídia como segunda causadora do imbróglio. A esse respeito, o filósofo Schopenhauer afirma que a representação do mundo para o indivíduo é baseada na percepção do seu próprio campo de visão. Em outras palavras, as pessoas tendem a criar sua própria opinião baseada naquilo que estão constantemente expostas, sendo influenciadas pela mídia, que muitas vezes omite informações sobre os perigos do design urbano hostil. Isso priva os indivíduos de compreenderem os reais riscos desses ambientes, contribuindo para a segregação e insegurança urbana, uma consequência direta desse viés midiático.

Destarte, para inserir uma nova iniciativa coletiva, são necessárias ações concretas e eficazes. Para isso, é de extrema seriedade a operação do Congresso Nacional na elaboração de uma legislação que promova uma alternativa para o design urbano hostil, como, por exemplo, estabelecer diretrizes para a inclusão de mais áreas verdes e espaços de convivência em áreas urbanas degradadas. Essa legislação poderia ser produzida por meio de consultas com urbanistas e especialistas em design urbano, visando reduzir o impacto da arquitetura hostil nas comunidades. Desse modo, tanto o Estado quanto a mídia respeitarão o direito à segurança e ao acesso a espaços públicos, fortalecendo os valores constitucionais e a qualidade de vida nas cidades.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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