A princípio, é imperioso notar que a indiligência do Estado potencializa a arquitetura hostil. Esse contexto de inoperância das esfera de poder exemplifica a teoria das Instituições Zumbis, do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, todavia, sem cumprirem sua função social com eficácia. Sob essa ótica, devido à baixa atuação das autoridades, muitos cidadãos necessitados perdem o local de descanso e moradia. Nessa perspectiva, para a completa refutação da teoria do estudioso polonês e mudança dessa realidade, faz-se imprescindível uma intervencão estatal.
Outrossim, é igualmente preciso apontar a falta de empatia como outro fator que contribui para a manutenção do PROBLEMA. Posto isso, de acordo com IBGE, mais de 20% da população são pessoas em situação de rua. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Portanto, ao entender que a arquitetura hostil prejudica nossa sociedade está diretamente ligada à exclusão social, é tempo de combater esse grave problema. Assim, cabe ao Poder Executivo Federal, mais especificamente o Ministério dos Direitos Humanos, combater qualquer tipo de manifestação da arquitetura hostil. Tal ação deverá ocorrer por meio da implantação de um Projeto Nacional de Incentivo à empatia o qual irá articular, junto aos gestores dos municípios brasileiros, campanhas, divulgadas pela mídia socialmente engajada, que expliquem sobre a importância e como a arquitetura hostil afeta muitos cidadãos, além de instruções para realizar o processo, a fim de mitigar as desigualdades geradas pela arquitetura hostil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada