Avatar do usuário
Por Emmmyi
Quantidade de postagens
#124437
O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o lema positivista "Ordem e Progresso não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação que, no contexto hodierno, enfrenta significativos estorvos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles, a arquitetura hostil representa uma antitese à máxima do simbolo pátrio, uma vez que tal postura resulta na desordem e no retrocesso do desenvolvimento social. Esse lastimavel panorama é calcado na inoperância estatal e tem como consequência a falta de seguridade para os moradores de rua.

De inicio, há de se constatar a débil ação do Poder Público enquanto mantenedora da problemática. Acerca disso, o filosofo inglés Thomas Hobbes, em seu livro "Leviata", defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade. As autoridades, contudo, vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que possuem um papel inerte em relação ao ambiente urbano desafiador que há de se enfrentar. Esse cenário decorre do fato de que, assim como pontuou o economista norte-americano Murray Rothbard, uma parcela dos representantes governamentais, ao se orientar por um viés individualista e visar a um retorno imediato de capital politico, negligencia a conservação de direitos sociais indispensáveis, como o carecimento de necessidades básicas para essas pessoas. Logo, é notório que a omissão do Estado perpetua a necessidade de conforto dos cidadãos mais carentes no Brasil.

Por conseguinte, engendra-se a escassez de lugares confortáveis e privação de consideração com aqueles que buscam apenas uma vida melhor. Posto isso, de acordo com pesquisas, o número de pessoas em situações de rua aumentou 140% entre 2012 e 2020, chegando a quase 2203 mil pessoas. Diante de tal exposto, a arquitetura hostil serve apenas para aumentar a gentrificação, visando o aumento de riscos para a população de pouca renda. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende se, portanto, que é mister a atuação governamental na dificuldade da arquitetura hostil. Assim, a fim de acabar com o sofrimento futuro, cabe ao Poder Executivo Federal. Somente assim, com a conjuntura de tais ações, os brasileiros verão a progresso referido na Bandeira Nacional Brasileira como uma realidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
ARQUITETURA HOSTIL E DESURBANIDADE
por Davicosmo14    - In: Outros temas
4 Respostas 
697 Exibições
por melissa934
1 Respostas 
272 Exibições
por MickaCriis
2 Respostas 
260 Exibições
por eliabejonata
1 Respostas 
280 Exibições
por kalliny
1 Respostas 
274 Exibições
por kalliny
0 Respostas 
226 Exibições
por giuliaromanm
0 Respostas 
428 Exibições
por maritello
1 Respostas 
459 Exibições
por Vitorinha06
1 Respostas 
4188 Exibições
por gabrielromao
4 Respostas 
1305 Exibições
por Fortes

OlrenBeat poderia corrigir por favor

Fome no Brasil

O Brasil é o maior produtor de alimento do […]

Se está à procura de quais os melho[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM