Primeiramente, é essencial analisar uma das principais raízes da disparidade socioeconômica: a aporofobia, conceito definido pela aversão à pobreza e a uma visão preconceituosa em relação aos indivíduos vulneráveis financeiramente. Como toda forma de discriminação, essa ideia está inscrita estruturalmente na sociedade brasileira, de forma que as pessoas em situação de rua são socialmente ignoradas. Dessa forma, os marginalizados sofrem com a arquitetura hostil, no entanto, esse entrave não é divulgada pela mídia.
Ademais, a invisibilidade midiática perpetua essa questão. De acordo com Winston Churchill, ex-primeiro-ministro inglês, “Não existe opinião pública, existe opinião publicada”. Sob essa ótica, percebe-se a importância da mídia na ação de mitigar a segregação enfrentada nas ruas, visto que a sociedade é fortemente influenciada e comovida pelos temas expostos pela imprensa. Em síntese, a desigualdade social e a falta de exposição midiática da arquitetura hostil estão extremamente correlacionados.
Portanto, é imprescindível que esse dilema seja abrandado. Logo, cabe ao Governo Federal, principal agente capaz de garantir os direitos fundamentais aos indivíduos, promover o acesso à moradia, por meio do fomento a projetos que forneçam residências destinadas às pessoas em situação de rua. Dessa forma, a desigualdade social será atenuada e, consequentemente, a invisibilidade midiática em relação à população marginalizada. Assim, a equidade prevista na Carta Magna brasileira será assegurada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada