Ademais, a inoperância estatal alavanca a perpetuação de indivíduos em situação crítica. Acerca disso, Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a obrigação do Estado em promover o progresso do corpo social. Porém, o conceito de Hobbes não é visto na contemporaneidade, dado que esse grupo social não é viabilizado com seus direitos de cidadão. De certa forma podemos observar tal fato nos inúmeros empecilhos emcontrados nas cidades urbanas, como cacos de vidro sob os viadutos, áreas repletas dos grupos desfavorecidos, e nos pregos instalados nos bancos de praças, os quais impedem sejam utilizados por diversos seres. Desse modo, medidas governamentais são urgentes.
Outrossim, a labuta dos indigentes na procura por abrigo evidencia a estrutura excludente. Sob esse viés, a obra "Vidas Secas", de Graciliano Ramos, aborda a peregrinação de retirantes em busca de melhores condições de vida. Nesse contexto, podemos relacionar à busca por condições favoráveis dos personagens com a trajetória cansativa dos moradores de rua à procura de moradias, causando sentimento de isolamento e marginalização desse grupo. Logo, é imprescindível superar esse cenário intolerante da sociedade.
Portanto, cabe à esfera governamental, órgão administrador da pátria, promover medidas a favor dos desabrigados, implementando a criação de moradias e trabalho para os necessitados, por meio da utilização de verbas específicas para esse ramo, a fim de reduzir a quantidade de indivíduos em situação de rua, para que assim, a tese de Hobbes seja promovida no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.