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Por mari799
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#124202
Na obra "A República", o filósofo grego Platão idealiza uma cidade livre de desordens e problemas, em que o povo trabalha em conjunto para superar todos os obstáculos. Fora da obra, percebe-se o oposto dos ideais de Platão, haja em vista que, no Brasil hodierno, o combate a arquitetura hostil representa um obstáculo de grandes proporções. Nesse sentido ,faz-se imperiosa a análise do silenciamento social e a ineficiência governamental fatores que favorece esse quadro.

A priori , é fulcral debater , de modo mais detalhado, o silenciamento coletivo. Sob essa lógica, o teórico Michel Foucault defende que, na sociedade pós-moderna, alguns temas são silenciados para que os alicerces do poder continuem mantidos. Todavia, na atualidade, percebe-se uma omissão no que se refere às discussões acerca da arquitetura hostil), dado que falham em resolver a complexa questão de pessoas em situação de rua , mas também impacta negativamente a relação indivíduo com o espaço público . Desse modo, sem diálogo, ocasiona uma problemática na ultilização dos equipamentos urbanos ,que deveriam ser acessíveis.

Ademais, destaca-se as falhas estatais como um pilar. Nessa conjuntura, o sociólogo Bauman na sua teoria sobre as ´´Instituições Zumbis``, os dias atuais são marcados pela fragilização das instituições sociais, as quais perderam os atributos que lhes foram inicialmente propostos. Nesse viés, a veracidade do dito Bauman, reflete-se das baixas ações realizadas pelo Estado para garantir locais para pessoas de rua, dificultando então a vida dessa população. Com isso, é inadmissível a inoperância das esferas do poder no que tange o viés ,ao invés de buscar formas para resolver o revés e tornarem lugares públicos e privados acolhedores e seguros para todos os cidadãos ,permitem que essa arquitetura hostil seja aplicada .

Drepreende-se, portanto, medidas que venham conter a arquitetura hostil. Dessa maneira, cabe à mídia, as quais têm grande audiência de pessoas junto ao Ministério da Educação, por meio de verbas da União ,deve promover campanhas informacionais para promover a conscientização aos indivíduos,com o objetivo de mostrar a realidade ocasionada pela problemática e, mais detalhadamente, apresentar uma visão crítica a cerca da temática.Além disso ,o governo deve investir em mais fiscalizações para o impasse.Feitos esses pontos, se consolidará uma sociedade mais digna e humana.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por OlrenBeat
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#124300
Olá! Vou analisar a sua redação de acordo com os critérios do Enem.

No geral, você apresenta uma boa estrutura dissertativo-argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, é importante prestar atenção em alguns aspectos para melhorar o seu texto.

Na introdução, você faz referência à obra "A República" de Platão e estabelece um contraste entre seus ideais e a realidade brasileira atual. Isso é interessante para contextualizar o tema da arquitetura hostil. Porém, faltou uma tese clara que indique qual será o posicionamento defendido ao longo do texto.

No desenvolvimento dos argumentos, há algumas falhas na organização das ideias. É importante separar cada argumento em parágrafos distintos para facilitar a compreensão do leitor. Além disso, é necessário embasar as afirmações com exemplos concretos e dados relevantes que demonstrem a existência da arquitetura hostil no Brasil e suas consequências negativas.

Outro ponto que merece atenção são as citações utilizadas no texto. Embora seja válido mencionar teóricos como Michel Foucault e Zygmunt Bauman para fundamentar os argumentos, é essencial explicar de forma mais clara como as ideias desses autores se relacionam com o tema proposto.

Além disso, observe também questões gramaticais como concordância verbal ("fatores que favorece") e pontuação adequada (uso correto das vírgulas).

Por fim, na conclusão você apresenta medidas para combater a arquitetura hostil: campanhas informacionais promovidas pela mídia e investimento em fiscalizações pelo governo. No entanto, é importante detalhar melhor como essas medidas serão implementadas e quais os possíveis resultados esperados.

Em resumo, para aprimorar sua redação:

1. Elabore uma tese clara na introdução;

2. Organize melhor as ideias em parágrafos distintos;

3. Utilize exemplos concretos e dados relevantes para embasar seus argumentos;

4. Explique de forma mais clara as citações utilizadas;

5. Revise questões gramaticais e de pontuação adequada;

6. Detalhe melhor as propostas apresentadas na conclusão.

Lembre-se também de praticar a escrita regularmente, ler textos variados e estar atento aos temas da atualidade para enriquecer seu repertório sociocultural.

Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida ou precisar de mais orientações, estou à disposição!
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