Primeiramente, é válida ressaltar que a desigualdade está intimamente relacionada à exclusão social, por meio de uma arquitetura hostil no Brasil. Seguindo essa linha de raciocínio, uma parcela significativa da população, caracterizada por “sem-teto” e pessoas de baixa renda, é, evidentemente, excluída e desprovida de seus direitos, como afirma o conceito de minoria, de Marshall. Em tal prerrogativa, é explicitada a dificuldade que grupos marginalizados da sociedade têm em garantir seus direitos como cidadãos, o que vai de encontro ao artigo 6º da Constituição Federal, que declara o direito de moradia e vida digna a todo e qualquer cidadão do país. Desse modo, percebe-se a alarmante necessidade de mudança, tanto em âmbito social quanto governamental, no Brasil.
Além disso, importa dizer ainda que a ineficiência de ações governamentais no combate à arquitetura hostil agrava o número de pessoas em situação de rua e/ou em habitações precárias e coletivas no país, como expõe a obra “O cortiço”, de Aluísio Azevedo. Em tal clássico da literatura naturalista brasileira, o autor revela a situação desumana de uma moradia coletiva, em cortiços, no Brasil, ao final do século VVIII, a qual, infelizmente, ainda pode ser vista no país atualmente. Dessa maneira, evidencia-se a triste e real necessidade de mudança em aspectos sociais brasileiros.
Portanto, é fundamental que a exclusão de pessoas de rua devido à arquitetura hostil no Brasil seja minimizada. Para isso, o poder público municipal deve condenar e sanar o uso da arquitetura hostil no município, por meio de equipes especializadas, atuantes em obras públicas, para que as pessoas em situação de rua tenham mais dignidade e não sofram com a exclusão. Sendo assim, o infeliz cenário de precariedade urbana visto desde o século XVIII não será mais presente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada