É importante ressaltar que o comportamento de exclusão das classe diferentes ocorre no Brasil desde o tempo imperial, onde quando decretada a Lei Áurea, na qual libertava os escravizados, os mesmos foram excluídos da sociedade e deixados ao acaso, muitas vezes não podendo ocupar as mesmas áreas que a elite branca, fazendo-se necessário a criação de um espaço para eles, hoje em dia as chamadas favelas. Ou seja, a ação de elitizar totalmente algumas zonas nobres, a ponto de impedir que as pessoas em situação de rua possam sequer encostar lá para descansar é algo já visto de diversas formas na história do Brasil.
Está previsto na Constituição Federal direito à moradia digna, porém não se estaria discutindo a arquitetura hostil se fosse comprido de forma plena. Sendo assim, qual a necessidade de tirar dos moradores de rua o espaço no qual eles poderiam relaxar já que o Governo Federal não consegue cumprir seu dever como Estado e fornecer moradia a todos. Dessa forma observa-se que essas mudanças feitas em lugares públicos e privados só são realizadas pela falta de consciência social e o descaso governamental.
O filósofo Thomas Hobbes afirma que é responsabilidade do Estado garantir o bem estar da nação. Portanto, em vista dos argumentos apresentados, percebe-se que para acabar com a arquitetura hostil é necessário que ocorra o cumprimento da lei, garantindo moradia plena a todos. Para isso, o Governo Federal, órgão responsável por gerir o país e garantir que a população tenha acesso aos seus direitos, em conjunto com o Governo Estadual, precisa de uma iniciativa para que as pessoas sem um lar possam ocupar imóveis vazios, subsidiados pelo Estado. Principalmente considerando que já foi comprovado que essa ação seria suficiente para retirar quase todas as pessoas que moram nas ruas dessa situação. Assim, a arquitetura hostil dará lugar a um novo designer urbano e garantirá o cumprimento da Constituição.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada