Em primeira análise,torna-se evidente o fator sociocultural.Sob tal perspectiva é oportuno assinalar que,conforme o pensado Émilie Durkheim,a sociedade deve ser analisada de maneira crítica e distânciada do senso comum.Nesse sentido,a proposta do sociólogo pode ser aplicada quando se analisa às hostis arquiteturas ,que trazem consigo. Práticas segregacionista do Brasil pós-abolição da escravatura,quando as pessoas já alforriadas não podiam ocupar centros urbanos.Hoje essa arquitetura utiliza-se de vergalhões de ferro e pilastras para a impedir a permanência desses cidadãos,causando-lhes danos psicossociais e físicos.
Ademais,é cabível pontuar que a ineficácia da lei corrobora com a persistência dessa vicissitude.A esse respeito,o filósofo grego Aristoteles afirmou que o objetivo da política é promover a vida digna aos cidadãos.Nessa lógica,a conjuntura vigente contrasta o ideal aristotélico,posto que a insuficiência legislativa não penaliza construções já finalizadas nem criam leis regulamentadoras de arquiteturas públicas com participação dos direitos humanos.Assim,medidas precisam ser tomadas pelas autoridades competentes, a fito de atenuar o revés.
Infere-se,portanto,que o imbróglio abordado precisa ser solucionado.Logo,a mídia,por intermédio de programas televisivos de grande audiência,deve discutir o assunto com profissionais especialistas nessa área,com o objetivo de mostrar as reais consequências do problema é apresentar visão crítica a respeito do impasse.Essa medida ocorrerá pela elaboração de um projeto estatal,em parcerias com as emissoras de televisão.Em adição,o governo federal através do Ministério da Cidadania irá formular projetos para que hajas um amparo às pessoas que se encontram em vulnerabilidade social.Feito esses pontos,com a visão crítica de Durkheim e justiça de Aristoteles,a sociedade brasileira deixará de ser uma comunidade de papel,como enfatizou Dimesteim.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada