Com base nesse cenário, é importante perceber o quanto a desigualdade social brasileira advém do histórico desinteresse econômico e político em unificar o crescimento do país. Isso acontece porque o desenvolvimento social depende de uma minoria que detém o poder econômico e da força das instituições nacionais, as quais muitas vezes são lideradas por núcleos políticos corrompidos pelo patrimonialismo, ou seja, pela cultura de gerir o Estado como um patrimônio privado. Essa teoria hoje é estudada pela historiadora Lilia Schwarcz e denuncia o quanto as dificuldades de conduzir o crescimento equitativo do país são acentuadas à medida que a postura arbitrária de priorizar interesses pessoais se enraíza.
Ademais, percebe-se que o principal entrave para que tantas pessoas no Brasil não se "encaixem" na sociedade é a insuficiência governamental a qual tem como objetivo a exclusão de grupos vulneráveis. Assim, a partir dessa insuficiência, forma se um ciclo de desigualdades, observado no fato do país estar entre as maiores economias do mundo, segundo a FMI, e superar mais de 280 mil moradores de rua, segundo ao IPEA em 2022, e isso mostra o quanto as marcas da desigualdade no Brasil persistem não pelo ausência de recursos, mas pela falta de disposição política e de mobilização coletiva da parte do poder econômico.
Infere-se, portanto, a necessidade de mitigação dos entraves em prol da diminuição da arquitetura hostil. Assim, cabe ao governo nacional, mediante ao aumento de 38% dos moradores de rua, segundo ao |PEA em 2022 com relação a 2019, ampliar as barreiras de segurança dos centros urbanos sem que haja exclusão ou opressão a grupos vulneráveis. Dessa forma, pode-se concretizar a "Utopia" de Thomas Morus na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada