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Por Sibele
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**Título: Arquitetura Hostil e os Desafios dos Moradores em Situação de Rua**

A arquitetura hostil é um fenômeno urbano que se caracteriza pela concepção de espaços públicos e privados de forma a desencorajar a presença ou permanência de pessoas em determinadas áreas. Infelizmente, essa prática tem se tornado cada vez mais comum em diversas cidades ao redor do mundo, exacerbando os desafios enfrentados pelos moradores em situação de rua.

A presença de elementos como bancos com divisórias centrais, piques metálicos em superfícies horizontais e inclinações abruptas em áreas públicas são exemplos marcantes dessa abordagem. Estas medidas visam, supostamente, evitar a utilização desses espaços por pessoas em situação de vulnerabilidade, tornando-os inóspitos e desconfortáveis.

Essa postura hostil, no entanto, agrava a já precária condição dos moradores em situação de rua. Ao invés de promover soluções humanitárias, a arquitetura hostil os empurra para margens ainda mais perigosas e desfavorecidas da sociedade. A falta de espaços acolhedores e seguros contribui para a perpetuação do ciclo de exclusão social e desigualdade.

É crucial repensar o desenho urbano e a abordagem arquitetônica em relação aos moradores em situação de rua. Em vez de criar barreiras físicas, a arquitetura deve ser um agente facilitador de inclusão e dignidade. Espaços públicos devem ser projetados com o intuito de promover a convivência, o acesso à cultura e a práticas saudáveis.

Além disso, políticas públicas voltadas para a assistência aos moradores em situação de rua são essenciais. Abrigos, programas de reinserção social e acesso a serviços básicos como saúde e alimentação devem ser prioridades em qualquer cidade que almeje a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Em suma, a arquitetura hostil é um reflexo de uma sociedade que muitas vezes se distancia de sua responsabilidade para com os mais vulneráveis. É imperativo que repensemos e reestruturemos nossas cidades de modo a acolher e integrar os moradores em situação de rua, proporcionando-lhes não apenas um lugar para viver, mas também oportunidades para reconstruir suas vidas com dignidade e esperança.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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