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Por EduardoKayk
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Gil Vicente - escritor humanista português - tece uma feroz crítica ao comportamento problemático da humanidade em "O Auto da Barca do Inferno". É possível visualizar a perspectiva vicentina nos desafios da arquitetura hostil e exclusão de pessoas em situação de rua. Nesse contexto, o problema existe devido não só à desigualdade social, como também à negligência estatal.
  Nesse sentido, é preciso atentar para a desigualdade social presente na questão. São Tomás de Aquino, teólogo medieval, defendeu que todas as pessoas precisam ser tratadas com a mesma importância. Porém, a premissa de Aquino não é encontrada na arquitetura hostil e exclusão de pessoas em situação de rua. Consoante a isso, o excludente urbano perpetua a uma disparidade social, pois os espaços das cidades projetadas com medidas anti-pessoas excluem ainda mais os desabrigados, negando-lhes dignidade e inclusão deixando invisíveis sem igualdade e desenformação coletiva. Logo, é preciso reverter esse quadro 
Além disso, cabe ressaltar que a negligência estatal é um empecilho para a resolução do problema. A obra literária "cidadão de papel", do jornalista Gilberto Dimenstin, apresenta um contexto social em que as garantias constitucionais estão restritas apenas à parte escrita, sem serem colocadas em prática. Hiato a isso, o estado tem grande grande parcela de culpa, por não garantir abrigo nem infraestrutura adequada para pessoas sem moradia, e ainda sim não garantido os direitos de cidadão e nem colocan do em prática leis e punições para erradicar o problema. Assim, essa realidade precisa ser modificada
Portanto, é pertinente elaborar soluções para estancar a problematização. Nesse viés, O Governo Federal- O qual tem o papel de administrar o Brasil- Deve garantir e extinguir as obras hostil por meio da aplicação das leis ( que serão aplicadas pelos estados e municípios) com a finalidade de reparar injustiças. Ademais, O Governo Federal, deve informar e conscientizar a população da situação por meio da mídia, para que a sociedade possam ajudar diminuindo a exclusão. Dessa forma, poder-se-á ter uma sociedade melhor
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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