Com base nesse cenário nota-se que a negligência estatal se faz presente em todo território nacional já que é possível ver pessoas em situação de rua em todas as cidades. De acordo com o filósofo Hobbes, é dever do Estado proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade, fato que não vem sendo seguido pelos governantes. Assim, é válido pontuar que a população em estado de vulnerabilidade não ocupa lugar de prioridade perante os chefes de Estado.
Além disso, é preciso evidenciar que, de acordo com o artigo 5° da Constituição Federal, todos são iguais perante a lei garantindo o direito à vida, à liberdade, à igualdade e à propriedade, o que deveria garantir a todo cidadão brasileiro um local para morar. Nessa perspectiva, a falta de engajamento social ultrapassa os limites governamentais atingindo a população como um todo, que muitas vezes recorre à práticas como a arquitetura hostil para afastar pessoas marginalizadas ou em situação de rua. Com isso, essa parcela da população vai tendo suas necessidades esquecidas e deixadas em segundo plano.
Portanto, as prefeituras municipais com o auxílio de instituições sociais deve promover campanhas através das mídias sociais em busca de voluntários e doadores. A fim de proporcionar abrigos e cursos preparatórios para que essas pessoas saiam das ruas e ingressem no mercado de trabalho. Desse modo, o Estado garante os direitos dos cidadãos previstos na Constituição Federal, bem como a manutenção da economia local.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.