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Por fabslv123
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No filme “À procura da felicidade” um pai de família luta ao lado de seu filho pequeno pela subsistência, após ser abandonado pela mulher e despejado por não pagamento do aluguel, tendo que dormir em banheiros públicos ou no metrô. Essa obra cinematográfica vai ao encontro da realidade de centenas de brasileiros que tentam sobreviver em meio a arquitetura hostil e apagamento civil nas grandes cidades brasileiras, levando ao questionamento se as cidades são de fato para todos. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: a violação dos direitos básicos do cidadão e a passividade populacional.

Em primeira análise, evidencia-se o rompimento do que é proposto pela Constituição Federal de 1988, que promove a igualdade de direitos humanos a todos os cidadãos, dentre eles, o acesso à moradia. Sob essa ótica é notável que o governo, enquanto órgão legislador, se mostra falho, uma vez que é incapaz de incentivar/cumprir o que é proposto na sua constituição. Dessa forma, deixando ainda mais evidente que o problema não ocorre somente por causa dos cidadãos, mas sim que ele inicia muito antes disso, ainda no poder legislativo, sendo ainda mais fortalecido devido a inoperância parcial ou total do governo em buscar soluções para problemática em questão.

Além disso, é notório a passividade populacional, uma vez que a mesma é responsável por criar uma espécie de cegueira moral, onde os cidadãos se negam a enxergar os menos favorecidos, muitas vezes os tratando com repulsa ou violência. Desse modo, é visível a violação do Direito à Cidade – referido na Constituição de 88 – que cita o ambiente citadino como um benefício de todos, para todos, o que não é possível assegurar, se analisarmos o atual cenário da nação. Dessa forma, é reforçado mais uma vez que a cidade tem seus privilegiados, visto que a arquitetura hostil causa, em uma escala ainda maior, a marginalização daqueles menos favorecidos, que já passam por situações de violência, tortura e pobreza, colaborando, ainda mais, para a invisibilidade e negação social da existência desses indivíduos. Consoante a isso, nota-se a banalização dos princípios humanos, que resultam na discriminação cada vez mais eloquente destes grupos, junto a disseminação de ódio aos mesmos.

Depreende-se, por tanto, a adoção de medidas que venham a conter o aumento das arquiteturas hostis, fazendo com que o Direito à Cidade seja aplicado de fato para todos, e não apenas para quem “merece”. Dessa maneira, cabe ao governo federal, cumprir, efetivamente, o que é proposto em lei, por meio de novas políticas públicas ou da exerção de fato das normas teoricamente já vigentes, afim de amenizar a desigualdade social que assola a população, buscando a redução desses atos de violência, e consequentemente o diminuição do número de moradores de rua. Por meio de tais métodos, a pobreza e a desigualdade social começarão de fato a serem combatidas, e não mais o pobre.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 184

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 192

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 184

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 192

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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