Avatar do usuário
Por Cardosooli
Quantidade de postagens
#123548
Segundo Carlos Drummond de Andrade, poeta brasileiro, no verso de seu poema "no meio do caminho tinham pedras", as pedras fazem uma alusão à problemática da negligência estatal e da permanência de construções hostil, em virtude da Arquitetura hostil e desurbanidade : um cenário de imediatismo opressivo. Estamos em uma época de grande desigualdade, na qual pessoas em situações de rua são afastadas cada vez mais da sociedade. Mediante a injustiça que vem sido vivida, medidas devem ser tomadas o quanto antes.
Em primeira análise, urge destacar a negligência estatal como principal agravante do quadro. A cerca dessa questão, podemos citar a frase dita pelo filósofo William Shakespeare "Que época terrível é essa, onde os idiotas dirigem cegos?", o Estado se mostra impotente e cego, diante de toda a precariedade vivida pelo emprego da cidade hostil. Com base nisso, o tema representa uma adversidade na medida em que o poder público falha com a Carta Magna, haja visto que a aplicação da Arquitetura hostil é totalmente desumano, isso pode ser comprovado, por exemplo, pela fala da arquiteta e urbanista Ellen Yanase "a arquitetura existe para a melhoria do ambiente, não para afastar pessoas". Para mudar isso, precisamos da ajuda do governo, como tivemos com o padre Júlio Lancellotti, que organizou ações humanitárias para os povos da rua de São Paulo. Assim, enquanto o poder maior não tomar providências, essa inconformidade terá tendência em piorar.
Ademais, a permanência de construções hostil também alimenta o impasse. Nesse viés, é oportuno citar a frase dita pelo filosofo Confúcio "Não corrigir nossas falhas, é o mesmo que cometer novos erros", no nosso país esses tipo de instalações arquitetônicas, vem aumentando cada vez mais. Sob essa ótica, uma parcela expressiva da sociedade, sobretudo os povos que vivem na rua, são vítimas dessa situação causada. São vários os elementos utilizados para esse tipo de estrutura, na maioria dos casos os mais usados sempre são os pinos. Isso, consequentemente, viabiliza e afasta grande parte da população, que não possuem outra alternativa a não ser os lugares públicos, como forma de abrigo. Sabemos que esse método de arquitetura é super inviável e injusto, inclusive não é apoiado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, o mesmo já se posicionou e diz "somos contra a instalação de equipamentos urbanos". Logo, precisamos buscar medidas para a melhoria do país.
Em suma, para que as pedras citadas por Drummond sejam retiradas, o primeiro setor - órgão responsável pelo corpo social, na figura do Ministério da Justiça, deverá promover políticas públicas distributivas, por meio de projetos para o investimento de casas para o acolhimento de pessoas necessitadas e leis aprovadas pelo governo, para dar fim nas instalações hostil. Somente assim, vamos proporcionar uma boa qualidade de vida para os que precisam e um Brasil avançado e com melhorias teremos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
524 Exibições
por maritello
1 Respostas 
568 Exibições
por Vitorinha06
0 Respostas 
237 Exibições
por jsg
0 Respostas 
282 Exibições
por Joaopaulo007
0 Respostas 
167 Exibições
por vitoriafb
0 Respostas 
189 Exibições
por arzanihugo
0 Respostas 
288 Exibições
por Ryanbzrr
0 Respostas 
84 Exibições
por Ara
0 Respostas 
118 Exibições
por Ara
0 Respostas 
29 Exibições
por Manoelanf
Apenas Teoria

- Repetição de palavras/artigos mais[…]

Trabalho Infantil

- Introdução, desenvolvimentos e con[…]

Excelente argumentação, e tenta enc[…]

Palavras/artigos repetidos durante a redaç[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM