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#79929
A série televisiva The Walking Dead retrata um mundo em que está ocorrendo um apocalipse zumbi, e para se defender, os personagens utilizam diversos armamentos. No entanto, com o passar do tempo é revelado que o mais preocupante e perigoso são os outros grupos de humanos que estão numa busca incansável por armas, chegando até a matar inocentes. Assim como na ficção, atualmente a sociedade brasileira procura meios para adquirir armamento civil para defesa pessoal em casos de assalto, por exemplo. Dessa maneira, é necessário encontrar as raízes dos problemas que levam a sociedade à necessidade de obter armamento e averiguar se esta é a solução, tornando-se necessário discutir acerca da desigualdade social e dos perigos ao armar a sociedade.
Em primeira análise, é evidente que a desigualdade social é um dos maiores fatores para a formação de assaltantes no Brasil, isso porquê o cidadão que cresce nas classes mais baixas não tem as mesmas oportunidades do resto da população, e tende a ir em busca de outros meios para conseguir bens materiais. De acordo com Jean-Jacques Rousseau, importante filósofo da modernidade, o ser humano nasce bom, a sociedade que o corrompe. Sob essa ótica, constata-se que a própria sociedade favorece a formação de cidadãos desequilibrados, o que gerou a necessidade de defender os outros dos assaltos, furtos, homicídios e afins. Desse modo, é visível que há precisão de mudança no esquema de divisão populacional, a partir da inclusão social, de modo a tornar as camadas da sociedade mais próximas, oferecendo oportunidades para todos.
Ademais, a falta de instrução para a sociedade sobre o devido comportamento ao portar armas, com o fato que grande parte dos cidadãos não estão psicologicamente preparados para adquirir esse recurso pode trazer mais riscos para a segurança pública. Nessa perspectiva, Schopenhauer defende que os limites do campo de visão de uma pessoa determinam o seu entendimento a respeito do mundo. Nesse sentido, se a pessoa não tem acesso à informação séria sobre a gravidade do uso de um revólver, o recurso poderá ser utilizado da maneira incorreta, trazendo mais problemas para a nação. Com isso, fica claro que é necessário ser informado sobre como usar o armamento da maneira correta, e verificar as condições psicológicas do cidadão para usar o recurso sem oferecer risco para o povo brasileiro.
Por tudo isso, fica explícito que armar a população é um grande desafio no Brasil, visto que a sociedade não está preparada. Sendo assim, cabe ao Governo Federal - autoridade máxima, responsável pelos interesses da administração federal em todo o território nacional - contribuir com a inclusão das camadas marginalizadas da sociedade através de políticas públicas, dando mais oportunidades aos mais carentes, de modo a evitar que a única maneira para esses adquirirem bens seja na maioria das vezes a partir de assaltos, roubos e furtos. Além disso, o Governo Federal também deverá informar a sociedade, através de palestras e campanhas, sobre a conduta para o porte de armamentos e da necessidade de realizar avaliações psicológicas, a fim de manter a segurança pública.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#80042
Olá @JAFreitas. Aqui está minha correção

1Desvio gramatical
2Desvio ortográfico
3Ausência ou emprego incorreto do sinal de pontuação
4Repetição de termo
5Ausência ou emprego incorreto do conectivo
6Substitua o termo/construção ou remova-o do texto
7Comentário (seguindo o parágrafo)


A série televisiva 7The Walking Dead retrata um mundo em que está ocorrendo um apocalipse zumbi,3 e para se defender, os personagens utilizam diversos armamentos. No entanto, com o passar do tempo3 é revelado que o mais preocupante e perigoso são os outros grupos de humanos que estão numa busca incansável por armas, chegando até a matar inocentes. Assim como na ficção, atualmente3 a sociedade brasileira procura meios para adquirir armamento civil para defesa pessoal em casos de assalto, por exemplo. Dessa maneira, é necessário encontrar as raízes dos problemas que levam a sociedade à necessidade de obter armamento e averiguar se esta é a solução, tornando-se necessário discutir acerca da desigualdade social e dos perigos ao armar a sociedade.

Título de série/filme/livro deve ser escrito entre aspas
❯ Elementos da introdução ❮
Repertório sociocultural:
Contraste e pertinência com o tema:
Apresentação das teses:
Estrutura adequada para redação ENEM


Em primeira análise, é evidente que a desigualdade social é um dos maiores fatores para a formação de assaltantes no Brasil, isso porquê o cidadão que cresce nas classes mais baixas não tem as mesmas oportunidades do resto da população, e tende a ir em busca de outros meios para conseguir bens materiais. De acordo com Jean-Jacques Rousseau, importante filósofo da modernidade, o ser humano nasce bom, a sociedade que o corrompe. Sob essa ótica, constata-se que a própria sociedade favorece a formação de cidadãos desequilibrados, o que gerou a necessidade de defender os outros dos assaltos, furtos, homicídios e afins. Desse modo, é visível que há precisão de mudança no esquema de divisão populacional, a partir da inclusão social, de modo a tornar as camadas da sociedade mais próximas, oferecendo oportunidades para todos.

❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Finalização:
Estrutura adequada para redação ENEM


Ademais, a falta de instrução para a sociedade sobre o devido comportamento ao portar armas, com o fato que grande parte dos cidadãos não 1estão psicologicamente 1preparados para adquirir esse recurso pode trazer mais riscos para a segurança pública. Nessa perspectiva, 7Schopenhauer defende que os limites do campo de visão de uma pessoa determinam o seu entendimento a respeito do mundo. Nesse sentido, se a pessoa não tem acesso à informação séria sobre a gravidade do uso de um revólver, o 4recurso poderá ser utilizado da maneira incorreta, trazendo mais problemas para a nação. Com isso, fica claro que é necessário ser informado sobre como usar o armamento da maneira correta, e verificar as condições psicológicas do cidadão para usar o 4recurso sem oferecer risco para o povo brasileiro.

Para que o repertório citação seja legitimado, você deve citar o nome completo do autor e seu papel, no caso, o filósofo alemão Arthur Schopenhauer
❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Finalização:
Estrutura adequada para redação ENEM


Por tudo isso, fica explícito que armar a população é um grande desafio no Brasil, visto que a sociedade não está preparada. Sendo assim, cabe ao Governo Federal - autoridade máxima, responsável pelos interesses da administração federal em todo o território nacional - contribuir com a inclusão das camadas marginalizadas da sociedade através de políticas públicas, dando mais oportunidades aos mais carentes, de modo a evitar que a única maneira para esses adquirirem bens seja na maioria das vezes a partir de assaltos, roubos e furtos. Além disso, o Governo Federal também deverá informar a sociedade, através de palestras e campanhas, sobre a conduta para o porte de armamentos e da necessidade de realizar avaliações psicológicas, a fim de manter a segurança pública.

❯ Elementos da conclusão ❮
Agente (quem fará?):
Ação (o que será feito?):
Meio/modo (como será feito?):
Finalidade (para quê será feito?):
Detalhamento (para algum dos citados):
Estrutura adequada para redação ENEM
#80197
Senti falta de cosequências negativas no D2. Fora isso, ótima redação, gostei muito da forma que você utiliza a série que parece completamente fora do tema, mas é muito bem encaixada sob essa sua ótica.
também faltou um conectivo quando vai citar o Rousseau. poderia ter posto, "Nesse viés", "seguindo essa linha de raciocínio", etc.
#80881
Jotaveh escreveu:Senti falta de cosequências negativas no D2. Fora isso, ótima redação, gostei muito da forma que você utiliza a série que parece completamente fora do tema, mas é muito bem encaixada sob essa sua ótica.
também faltou um conectivo quando vai citar o Rousseau. poderia ter posto, "Nesse viés", "seguindo essa linha de raciocínio", etc.
Só vi agora o comentário!! Muito obrigada pela correção, espero aprender mais e melhorar 🥰 Gosto muito da série e tentei encaixar ela kkkk
Redação ENEM 2021

chicao KarllaViit EuDavila Eumesmaoxi Ped[…]

Olá, alguém poderia corrigir? 😊 @An[…]

Na novela Avenida Brasil, é visto um exempl[…]

Você poderia dar uma nota para minha reda&cc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

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