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Por Baby06
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A comédia dramática O Auto da Compadecida narra a trajetória de dois amigos inseparáveis no sertão nordestino que, assolados pela miséria e violência; usam da esperteza para sobreviverem. Em consonância com a vida dos sertanejos, a comunidade idosa do Brasil é acometida pela violência e à tratamentos precários. Entretanto, há o Estatuto do Idoso que prevê pena de detenção e multa para crimes que atentem contra a dignidade e segurança do idoso. Por isso, é imprescindível buscar alternativas que inibam estes comportamentos no Brasil.
A princípio, é de referir dados alarmantes da realidade divulgado pelos Direitos Humanos - o aumento de mais de 50% de denúncias de violência contra o idoso de 2019 para 2020- , o que é preocupante, já que, existe medida protetiva garantida por lei. Nesse sentido, é inevitável que o Poder Judiciário fiscalize o cumprimento da lei no âmbito federal, estadual e municipal pois, bem como defendido a teoria da tripartição dos poderes pelo filósofo francês Montesquieu, é fundamental que haja um equilíbrio entre os poderes vigentes para evitar o abuso dele por meio de uma tirania, no caso em questão, os agressores e negligentes.
Por conseguinte, é significativo ressaltar que pesquisas indicam que a negligência é o tipo de violência mais praticada neste contexto. O que é lastimável se visto pela ótica do pensamento do filósofo chinês Confúcio, que diz que o respeito aos mais velhos é uma das características essenciais de uma boa sociedade. Sendo assim, é primordial que a sociedade brasileira resgate o respeito ao idoso e compreenda o papel essencial que o mesmo ocupa no grupo, considerando sua experiência acumulada.
Evidencia- se, dessa maneira que a investigação deste cenário faz- se urgentemente, uma vez que, põe em risco a dignidade humana dos mais vulneráveis. Desse modo, cabe a Família resgatar a estima e o prestígio no tratamento dos mesmos por intermédio de programas sociais-educacionais guiados pelo Governo que restaurem o cuidado previsto aos mais velhos como também iniciativas que valorizem atividades interativas e informacionais para eles, a fim de que, reconhecidos o seu valor no corpo social possam exercer plenamente sua cidadania e sua função na coletividade de guiar os mais jovens com sua sabedoria, bem como adverti o ensaísta inglês Santayana, '' aqueles que não podem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo''.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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