• Avatar do usuário
#66259
Segundo o Artigo 225 da Constituição Federal, o meio ambiente ecologicamente equilibrado é bem de uso comum do povo. Entretanto, esse direito não é uniformemente respeitado haja vista que o aproveitamento dos recursos marítimos, apesar de importante para a economia local, implica com a qualidade de vida dos seres que vivem nesse “habitat” e praticam o oposto do chamado desenvolvimento sustentável. Sob essa ótica, as consequências trazidas dessa prática são: A contaminação oceânica por dejetos industriais provocada por ação antropológica e o esgotamento de recursos naturais. Sendo assim, é imprescindível investigar o agravamento dos entraves no território nacional.

Em primeira análise, a contaminação oceânica provocada pelo homem por consequência do seu uso contínuo é um dos fatores mais comuns no que tange à degradação ambiental para a circulação da economia, dessa maneira, a fauna marítima é drasticamente atingida e consequentemente, o ecossistema marinho é prejudicado. Nesse sentido, o filósofo alemão Hans Jonas, defende que as decisões – principalmente econômicas – devem ser guiadas a partir das consequências que geram para a coletividade. Portanto, ao observar o cenário mundial, o pensamento do filósofo nada mais é do que uma utopia, pois, o termo “desenvolvimento sustentável” apropriado pelo capitalismo é usado somente para atrair o lucro e a popularidade, sem se atentar à situação do ecossistema nacional.

Em segunda análise, o esgotamento de recursos naturais é o principal impasse sofrido atualmente pelo meio ambiente e pelo homem, pois, além de prejudicar o contexto hodierno, a problemática também ameaça perdurar no futuro, deteriorando a economia e o desenvolvimento da fauna. Nesse viés, o impasse é resultado da intensa ação antropológica no ecossistema, o que prejudica o desenvolvimento sustentável. Sendo assim, o Relatório Brundtland, criado pela ex-ministra norueguesa Gro Brundtland, alega que para manter a relação entre seres humanos e meio ambiente seja necessário manter a capacidade de atender as necessidades das gerações do presente sem prejudicar as futuras. Entretanto, o homem vem deteriorando ainda mais o ecossistema e infelizmente, o relatório da ex-ministra pode estar longe de ser cumprido no âmbito mundial.

Em adendo, é necessário que sejam implementadas medidas que ajudem a atenuar a situação na que o ecossistema se encontra. Por conseguinte, é primordial que as autoridades responsáveis pela fiscalização do meio ambiente proíbam severamente a jogada de detritos industriais no oceano, para assim, aqueles que cometam o ato sejam punidos de acordo com a lei. Além disso, é crucial que o Ministério do Meio Ambiente, através de mídias digitais oficiais do Governo, promova didaticamente a importância da preservação ambiental para a economia e o desenvolvimento sustentável do país, dessa maneira, a população será democraticamente ensinada sobre o tópico. Destarte, o direito presente na Magna Carta será devidamente efetivado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

A Constituição Federal Brasileira, p[…]

╭──────────────╯ ✍ ⌕ 𖨂 Correção d[…]

A cultura de assédio no Brasil

No livro “50 tons de cinza” é a[…]

joenir jheromagnoli cassiahso Higorrair

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM