Página 1 de 1

Apropriação Cultural no Brasil

Enviado: 06 Jun 2021 23:46
por freireestudo
O Carnaval é uma festa muito famosa no Brasil, onde várias pessoas saiam às ruas todos os anos para comemorar esta tão sonhada data com o uso de trajes temáticos.Onde, muitas vezes se apropriam da cultura de outros pessoas sem que, ao menos, quem está a vestindo perceba que está diminuindo algo tão importante para diversos povos a uma mera fantasia.
Os dreads tailandeses, um adereço popularmente associado ao povo africano, ficou popular há alguns anos por se tratar de um elemento exótico usado para "alavancar o visual" de muitos jovens da época. Porém, infelizmente, o acessório nunca pertenceu de fato à cultura tailandesa, se tratando de um caso de apropriação cultural; onde, de tanto perpetuarem uma mentira, a popular "fake news", muitos brasileiros acabaram acreditando.
O movimento negro, que ganhou muita força nos últimos anos, com a infeliz morte de George Floyd, dando força à série de protestos "Black Lives Matter" é uma das principais vítimas desse acontecimento. A população de cor já foi dizimada por espalhar sua cultura. O cabelo crespo, por exemplo, já foi e ainda é intitulado de "cabelo ruim". A trança africana é um símbolo de resistência; vista como algo mal cuidado quando usado por uma pessoa preta, mas como algo belo e "diferente" quando quem a usa é uma pessoa branca.
Portanto, é inadmissível que este comportamento de preconceito e apropriação dos costumes alheios perdure por mais tempo. O Ministério da Cultura e o da Mulher, da Família, em parceria com Escolas Públicas e Particulares deverá implementar campanhas de concientização à população sobre o uso indevido desses elementos, com o intuito de educá-los sobre este assunto. Assim, se reduzirá exponencialmente o desentendimento dos brasileiros sobre tal narrativa.

Re: Apropriação Cultural no Brasil

Enviado: 07 Jun 2021 11:57
por freireestudo
Olá, queridos corretores! Estou em dúvida se eu corrigi esta redação corretamente. Então peço que, quem tem mais experiência, a analise com mais cautela. Estou há um tempo sem praticar redação, então considero que estou um pouco enferrujada.