MODELO: CONCURSO
!!! Leia os comentários antes de dar nota ou comentar algo!!!
Título: A Face Invisível da Discriminação Social
O verbete aporofobia, presente no dicionário da língua espanhola, classifica o rechaço a imigrantes ou refugiados quando essa aversão advém da situação de pobreza. Consoante a isso, no cenário brasileiro hodierno, o sentimento aporofóbico é responsável por exaltar a discriminação social, visto que limita as oportunidades dos grupos necessitados e os trata sem empatia. Dessa forma, afim de compreender as ramificações da desigualdade social, é de essencial importância analisar as principais complicações da aporofobia.
Em primeira análise, é fundamental acentuar o papel da empatia na superação da aporofobia. Nesse sentido, o filme sul-coreano "Parasita", retrata, em uma sociedade distópica, as tensões vivenciadas entre ricos e pobres, ressaltando a supressão das necessidades sob a ótica elitista classista e tratando com ignorância qualquer desejo das classes mais baixas. Desse modo, fora da ficção, observa-se a semelhança da sociedade brasileira com a do filme, uma vez que a aversão advinda da situação de pobreza presente enfatiza a falta de compreensão dos ricos em entender as dificuldades enfrentadas pelos pobres. Em suma, torna-se evidente que o cidadão capaz de se colocar no lugar do outro evita a aporofobia.
Em segunda análise, é imprescindível salientar como o preconceito econômico atua como uma barreira para o desenvolvimento profissional. A respeito disso, John Rawls, professor de filosofia política em Harvard, reitera que o declínio sócio-econômico da população começa com a falta dos meios necessários para o cidadão ascender profissionalmente. Sob esse viés, a afirmação do professor revela-se condizente, já que o modo pelo qual o cidadão desfavorecido economicamente pode melhorar sua condição de vida é manipulado pelos pensamentos aporofóbicos do empregado, impedindo que as pessoas talentosas alcancem o seu potencial. Logo, o preconceito econômico representa um perigoso sinal para o declínio sócio-econômico.
Por fim, é indispensável discutir-se sobre as complicações da aporofobia. Para tanto, evidenciam-se o papel da empatia e as consequências financeiras geradas para a completa compreensão das ramificações da discriminação social.
>> Link: Correção nota 1000!
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.