Em primeira análise, ressalta-se que Álvares de Azevedo, poeta inspirado em Lord Byron, também um marco da segunda geração romântica, aborda em suas obras a depressão como mal do século, pois, no século XX a depressão acometia grande parte da população, comparando com o atual século XXI, nota-se que a depressão ainda é considerada a doença mal do século, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil ocupa o incômodo primeiro lugar no ranking dos países da América Latina com o maior número de indivíduos depressivos e ansiosos.
Ademais, observa-se impreterivelmente que os conflitos familiares são geradores de ansiedade e depressão, ou seja, cerca de 9,3% dos brasileiros sofrem transtornos de ansiedade e 5,8% depressão, através de dados obtidos pela OMS. Outrora, a exclusão social também é um fator que desencadeia os transtornos, uma vez que o indivíduo se sente incapaz e fora do âmbito social.
Por conseguinte, conclui-se que grande parte da população brasileira sofre de distúrbios como ansiedade e depressão, portanto, cabe ao Ministério da Saúde implantar centros de apoio gratuitos aos indivíduos, através de, consultas com psicólogos e psiquiatras quando necessário, além de estabelecer nas instituições escolares, profissionais psicólogos qualificados para atender alunos de toda a rede pública e privada. As palestras e as rodas de conversas são imprescindíveis para a inclusão do indivíduo, outrossim, é importante ratificar que o número de indivíduos que sofrem dos distúrbios é cada vez mais crescente e para que essa pedra seja removida do caminho da população brasileira é necessária a colaboração e a participação de todos mediante a propostas implantadas pelo governo, para o Ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, "A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". Sendo a educação o meio mais viável para apresentar aos indivíduos métodos para evitar e tratar distúrbios psicológicos como os mencionados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.