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A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a educação a todo cidadão brasileiro, porém, ainda não é a realidade do nosso país, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão essencial e importante na vida dos brasileiros. Diante disso, existem fatores que favorecem o analfabetismo.
Em uma primeira análise, a ausência de medidas governamentais para combater a falta de educação básica escolar no Brasil é um dos fatores que distância o desenvolvimento escolar, assim causando problemas na economia do país, pois o analfabetismo total e funcional prejudica os brasileiros na busca de um emprego melhor, para que, deste modo, possa garantir uma vida de melhor qualidade. É fundamental apontar os obstáculos de pessoas com dificuldade financeira, deixando de estudar para trabalhar e ajudar os pais, como sendo impulsionador do analfabetismo no Brasil. Segundo o IBGE, 50 milhões de brasileiros entre 14 e 29 anos, 20%, ou seja, 10,1 milhões não completaram o ensino fundamental ou médio. Diante de tal problema exposto é notório o quanto é prejudicial para o desenvolvimento do país.
Portanto, é necessário combater esses obstáculos, para isso, é imprescindível que o governo através de palestras e reuniões com os pais de alunos que já estão matriculados nas escolas ou realizar projetos de modo a resgatar essas pessoas que desistiram de estudar, reforçando o quanto é importante o alfabetismo total da população, assim, cumprindo o artigo 6° da Constituição Federal.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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