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Por inessamaria
#48329
O Analfabetismo no Brasil tanto absoluto quanto funcional revelam um grande problema no ensino e aprendizagem. Visto que, não atinge a todos da mesma forma e tem um enfoque maior entre os mais velhos, desconsiderando o número totalitário de indivíduos de uma mesma comunidade em possuir certa estrutura de uma alfabetização básica e que não apresenta valor igualitário entre hierarquias. Assim como, deve-se analisar a política da alfabetização e a desigualdade social.


Em primeiro lugar, os problemas da alfabetização também assinaladas pelo Ministério da Educação(MEC), após contabilizar 54,73% de mais de 2 milhões de alunos concluintes do terceiro ano do ensino fundamental foi analisado uma certa incapacidade de proficiência que além de dificuldades em manuseio de escrita, apresentou certas adversidades em leituras e matemática. Além disso, nota-se com a Política Nacional da Alfabetização(PNA) que realizou o exame de Avaliação Nacional da Alfabetização(ANA), em questão, a falta de escolaridade para demais hierarquias acaba por desandar um interesse pelos estudos entre o mais novos, já que o acompanhamento dos mais velhos em relação aos netos desestimulam a aspiração dos iniciantes. Logo, evitando aprimoramentos e investimentos mais firmes no plano de estruturação ao todo, desfavorecendo demais diversidades e treinamentos capacitados para uma melhoria dos necessitados independente de faixa etária predominante.


Ademais, o Analfabetismo absoluto no Brasil, entre 2017 a 2018 caiu de 7,2% para 6,8% apresentando ao todo 11,3 milhões de analfabetos na faixa entre 15 anos ou mais. Além disso, totalizando 38 milhões de analfabetos funcionais que de acordo com as demandas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) podem se tornar ainda mais grave em instância de interpretação textual relativa, o Estudo Indicador de Analfabetismo Funcional, elaborado pelo Instituto Paulo Montenegro e pela Ação Educativa, pessoas residentes em áreas urbanas e rurais entre 29% podem ser considerados capaz de identificar palavras, números, assinar o nome e ler frase, mas não consegue realizar tarefas mais complexas, sendo assim, com estimativa de 12% considerada proficiente. Sendo assim, reflete em contexto geral a exclusão, associados a educação, disciplina, leituras e palestras, anulando mais para indivíduos de baixa renda e a formulação básica para favorecer e proporcionar uma qualidade uniforme para todas as classes sociais.


Portanto, medidas devem ser adotadas para combater esta problemática. o Ministério da Educação(MEC) em conjunto com a Organização das nações unidas para Educação, Ciência e Cultura(UNESCO), devem garantir novas escolas internas e externas para se tornar um meio de acesso fácil e unificado, obter maiores investimentos, sendo assim, necessário pensar em políticas públicas para aquisições de bens e recursos, por meio disso, reverter isso para os grupos mais vulneráveis que requer mais políticas intersetoriais, e remeter níveis eficazes de treinamentos grafocêntricos(centrada na escrita).
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#48349
Oiii, tudo bem?
Vou tentar corrigir essa redação, mas qualquer erro ou dúvida fique a vontade para falar, até porque também não sou corretora, enfim... espero ao menos poder ajudar a notar algo para melhorar :)

O Analfabetismo [analfabetismo (1)] no Brasil tanto absoluto quanto funcional revelam um grande problema no ensino e aprendizagem. Visto que, não atinge a todos da mesma forma e tem um enfoque maior entre os mais velhos, desconsiderando o número totalitário de indivíduos de uma mesma comunidade em possuir certa estrutura de uma alfabetização básica (2) e que não apresenta valor igualitário entre hierarquias (3). Assim como, deve-se analisar a política da alfabetização e a desigualdade social.
(1) Não tem motivo para ter letra maiúscula.
(2) Acredito que o "em" está errado, porque a frase está sem sentido. Um erro de estrutura da frase...
(3) Poderia ter explicado mais essa parte ou colocar de uma maneira mais clara. Até mesmo, porque, observando de modo geral, se tem hierarquia é de se esperar que não tenha igualdade.
---> Apresentou o tema em geral, em que tentou trazer uma espécie de dado, mas está sem fonte (na verdade ainda não vejo como um problema, então é só comentando mesmo). Enquanto isso, a apresentação da tese está um pouco confusa.


Em primeiro lugar, os problemas da alfabetização também (4) assinaladas [assinalados (5)] pelo Ministério da Educação (MEC), após contabilizar 54,73% de mais de 2 milhões de alunos concluintes do terceiro ano do ensino fundamental [, (6)] foi analisado uma certa incapacidade de proficiência que [, (7)] além de dificuldades em manuseio de escrita, apresentou certas adversidades em leituras e matemática. Além disso, nota-se com a Política Nacional da Alfabetização (PNA) que realizou o exame de Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), em questão, a falta de escolaridade para demais hierarquias acaba por desandar um interesse pelos estudos entre o mais novos, já que o acompanhamento dos mais velhos em relação aos netos desestimulam a aspiração dos iniciantes. Logo, evitando aprimoramentos e investimentos mais firmes no plano de estruturação ao todo, desfavorecendo demais diversidades e treinamentos capacitados para uma melhoria dos necessitados independente de faixa etária predominante.
(4) Sugestão de retirar esse "também", porque além dos " problemas de alfabetização" o que mais foi "assinalado"?
(5) "problema assinalado"
(6)Começa uma nova oração depois de uma anterior bastante longa.
(7) Deslocamento com mais de três palavras.
(8) Frases com gerúndio sem a oração principal. Ou seja, perde o sentido, isso ai está ligado com o que? Quem faz isso?
---> Um pouco confuso... Muitos dados e pouco desenvolvimento.

Ademais, o Analfabetismo (9) absoluto no Brasil, entre 2017 a 2018 caiu de 7,2% para 6,8% apresentando ao todo 11,3 milhões de analfabetos na faixa entre 15 anos ou mais. Além disso, totalizando 38 milhões de analfabetos funcionais que[,] de acordo com as demandas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE)[,] podem se tornar ainda mais grave em instância de interpretação textual relativa, o Estudo Indicador de Analfabetismo Funcional, elaborado pelo Instituto Paulo Montenegro e pela Ação Educativa, (10) pessoas residentes em áreas urbanas e rurais entre 29% podem ser considerados capaz de identificar palavras, números, assinar o nome e ler frase, mas não consegue realizar tarefas mais complexas, sendo assim, com estimativa de 12% considerada proficiente. Sendo assim, reflete em contexto geral a exclusão, associados a [à (11)] educação, disciplina, leituras e palestras, anulando mais para indivíduos de baixa renda e a formulação básica para favorecer e proporcionar uma qualidade uniforme para todas as classes sociais (12).
(9) O corretor não irá contar como mais um desvio, porque é uma repetição do (1), mas ainda é um erro colocar maiúscula sem motivo. Caso não tivesse o (1), aqui seria contado e daria no mesmo...
(10) Parte solta no texto, sem nenhuma relação. Suponho que seja um dado do estudo, mas sempre deixe isso claro. Enquanto isso, não dá para distinguir onde começa e onde termina os repertórios, assim, além de precisar de uma conjunção ou uma expressão para demonstrar que está seguindo um raciocínio, também é necessário um ponto final.
(11) "Algo associado a alguém"
(12) Confuso: Tem uma parte que fala "e a formulação básica", a qual está ligada a ideia de atingir mais os indivíduos de baixa renda, porém era de se esperar que ela estivesse com a parte de "associado a educação".
---> Já começou com o repertório, uma sugestão era tentar introduzir de alguma maneira para uma melhor demonstração de conexão de ideias (mas é uma sugestão). Grande parte do parágrafo é composto por repertórios com diversos dados e pouco desenvolvimento dos mesmos.

Portanto, medidas devem ser adotadas para combater esta problemática. o [O] Ministério da Educação(MEC) (Agente) [,] em conjunto com a Organização das nações unidas para Educação, Ciência e Cultura(UNESCO), devem garantir novas escolas internas e externas (Ação) para se tornar um meio de acesso fácil e unificado, obter maiores investimentos (Finalidade), sendo assim, necessário pensar em políticas públicas para aquisições de bens e recursos (Detalhamento), por meio disso, reverter isso para os grupos mais vulneráveis que requer mais políticas intersetoriais, e remeter níveis eficazes de treinamentos grafocêntricos (centrada na escrita) (Modo).
---> Ótima conclusão com proposta completa.

---> Em geral, sugiro o treino de uso de vírgulas e melhorar a construção das frases. E assim, escrever com mais clareza qual o sentido que pretende transmitir. E é isso ai! :D
#48350
@AnnaJuliaJu Primeiramente, eu agradeço muito pela correção eu estava precisando disso, pois em outras redações que eu fiz não faziam correções então não tinha ir tentando aprimorar os meus erros vigentes, se quiser olhar outras redações que elaborei e corrigir eu ficaria super agradecida!!
- No caso estou tentando encontrar um modelo único para manter em minja redação enem, por isso em cada redação eu utilizo modelos diferentes para que digamos tentar me "encontrar".
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