• Avatar do usuário
#64377
Motivado pela falta de investimento do governo na educação e qualidade de vida dos cidadãos, boa parte da população brasileira encontra-se na zona do analfabetismo, dificultando sua sobrevivência e chances de conseguir emprego, pois o mercado de trabalho possui exigências quando se trata da vida acadêmica de cada indivíduo. E além de contribuir para o desemprego de milhares, muitos trabalham de maneira informal pelo país.
Com a maioria dos brasileiros concentrados na linha de pobreza, uma boa qualidade de vida torna-se quase inexistente, por conta de não possuírem acesso àquilo que têm direito: moradia, mais oportunidades de emprego, saúde e, principalmente, educação. O ensino eficiente molda os cidadãos, prepara-os para viver e exercerem o seu papel na sociedade, além de instigar o senso crítico de cada um e diminuir a circulação de Fake News, um grande problema enfrentado em diversos países, justamente pela falta de acesso ao conhecimento e às informações.
Na série "Game of Thrones" de George Martin, tem-se como exemplo o personagem Davos que, analfabeto, sem saber ler ou escrever, após receber ajuda de sua amiga mais próxima e de um "professor", conseguiu aprender o básico, conquistando um alto cargo no conselho do rei depois de muita prática. Ou seja, o ensino de qualidade é um meio para ingressar no mercado de trabalho e para isso, o Estado deve investir no povo e para o povo, gerando empregos e expandindo a rede de ensino público, de forma que atenda às necessidades de alunos e professores.
A crianção do EJA foi essencial para a mudança do cenário vivido, pois abre portas e oferece uma segunda chance àqueles que foram incapacitados de estudar, aumentando as chances de conseguirem empregos e por fim ao trabalho informal. Entretanto, o governo ainda precisa mudar a vida precária que cada brasileiro vive, com infraestruturas e moradias adequadas, um melhor atendimento à saúde e melhorias na edição pública, levando escolas em áreas de mais difícil acesso e incentivando estudantes a nunca desistirem de deus objetivos. Com isso, as altas taxas de analfabetismo terão quedas significantes.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Doença mental

Deivid16 , Gi69

“A essência dos direitos humanos &eac[…]

vitoriaca , tá bom anjo❤

Iurymed , ei!! Claro! Posso sim. Em breve, ok[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM