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Por xnataliax
#49027
De acordo com o Artigo 250° do documento jurídico mais importante do país, A Constituição Federal brasileira aduz que, “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade”. No entanto, apesar da garantia constitucional de 1988, o grande índice de analfabetos existentes no Brasil, ainda é relativamente grande. Nesse contexto, tal problemática se intensifica com a impraticabilidade do Governo.

Precipuamente, uma pesquisa feita pelo Ministério da Educação, é apresentado que houve uma grande redução de quase 650 milhões de matrículas em escolas públicas, entre os anos de 2019 e 2020. Mesmo que a educação seja a principal forma de aprendizagem e de garantia ao nosso futuro, há jovens de escolas públicas que não recebem o devido incentivo de seus pais por um futuro mais promissor, e isso resulta no quadro de aumento do analfabetismo brasileiro.

Ademais, podemos citar outro fator presente que agrava o índice de analfabetismo no Brasil, que é a desigualdade social ainda existente. Na série canadense Anne With an E, exibida pela Netflix, é narrada a história de Jerry, um garoto de origem pobre que abandonou a escola para trabalhar no campo em Green Gables, com a intenção de ajudar na renda familiar. Fora da ficção, a história de Jerry é representada por milhares de jovens brasileiros que vivem nesta mesma situação.

Levando-se em consideração os aspectos observados, medidas são extremamente necessárias para amenizar o sistema educacional no nosso país. Cabe, ao Ministério da Educação, por meio de verbas governamentais, investir em palestras e na construção de novas instituições de ensino, em zonas urbanas e rurais, visando atingir qualquer público alvo. Feito isso, espera-se que o cenário atual do analfabetismo seja gravemente reduzido.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por jherodrigues
#49038
De acordo com o Artigo 250° do documento jurídico mais importante do país, a Constituição Federal Brasileira aduz que, “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade”. No entanto, apesar da garantia constitucional de 1988, o grande índice de analfabetos existentes no Brasil, ainda é relativamente grande. Nesse contexto, tal problemática se intensifica com a impraticabilidade do Governo.

Precipuamente, [faltou apresentar o argumento aqui ] uma pesquisa feita pelo Ministério da Educação, apresentou que houve uma grande redução de quase 650 milhões de matrículas em escolas públicas, entre os anos de 2019 e 2020. [faltou conectivo] Mesmo que a educação seja a principal forma de aprendizagem e de garantia ao nosso futuro, há jovens de escolas públicas que não recebem o devido incentivo de seus pais por um futuro mais promissor, e isso resulta no quadro de aumento do analfabetismo brasileiro. [faltou arrematar a tese aqui no final]

Ademais, podemos < não pode usar 1ª pessoa, tem que ser impessoal] citar outro fator presente que agrava o índice de analfabetismo no Brasil, que é a desigualdade social ainda existente. [faltou conectivo] Na série canadense Anne With an E, exibida pela Netflix, é narrada a história de Jerry, um garoto de origem pobre que abandonou a escola para trabalhar no campo em Green Gables, com a intenção de ajudar na renda familiar. [faltou conectivo] Fora da ficção, a história de Jerry é representada por milhares de jovens brasileiros que vivem nesta mesma situação. < quase nenhuma argumentação e faltou arrematação]

[faltou conectivo conclusivo: Portanto,] Levando-se [evite gerúndio] em consideração os aspectos observados, medidas são extremamente necessárias para amenizar o sistema educacional no nosso país. [faltou conectivo] Cabe, ao Ministério da Educação, por meio de verbas governamentais, investir em palestras e na construção de novas instituições de ensino, em zonas urbanas e rurais, visando atingir qualquer público alvo. [faltou conectivo] Feito isso, espera-se que o cenário atual do analfabetismo seja gravemente reduzido.
* Não identifiquei o detalhamento da intervenção

Espero ter ajudado! ;)
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Por AhNaoAna
#49150
Boa noite! Vou ler seu texto agora e em 10, 20 minutos dou um retorno, ok? :D
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Por AhNaoAna
#49152
De acordo com o Artigo 250° do documento jurídico mais importante do país, A Constituição Federal brasileira aduz que, “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade”. No entanto, apesar da garantia constitucional de 1988, o grande índice de analfabetos existentes no Brasil, ainda é relativamente grande. Nesse contexto, tal problemática se intensifica com a impraticabilidade do Governo.

Precipuamente, uma pesquisa feita pelo Ministério da Educação, é apresentado que houve uma grande redução de quase 650 milhões de matrículas em escolas públicas, entre os anos de 2019 e 2020. Mesmo que a educação seja a principal forma de aprendizagem e de garantia ao nosso futuro, há jovens de escolas públicas que não recebem o devido incentivo de seus pais por um futuro mais promissor, e isso resulta no quadro de aumento do analfabetismo brasileiro. Certo. Você afirma que o analfabetismo é causado por pouco incentivo da família, e provou isso com dados. Para ficar 100% seu parágrafo, faltou seu posicionamento: só falar do problema e dizer a causa não mostra sua indignação. Eu recomendo acrescentar uma frase como "Logo, vê-se como inaceitável e nocivo o dano educacional causado pela falta de estímulo familiar."

Ademais, podemos citar outro fator presente que agrava o índice de analfabetismo no Brasil, que é a desigualdade social ainda existente (Só um detalhe: se a desigualdade é um dos motivos do analfabetismo, isso deveria ter sido dito claramente na tese. Se não há uma indicação, logo na introdução, do que você vai tratar na redação, isso afeta seu projeto de texto - C3). Na série canadense Anne With an E, exibida pela Netflix, é narrada a história de Jerry, um garoto de origem pobre que abandonou a escola para trabalhar no campo em Green Gables, com a intenção de ajudar na renda familiar. Fora da ficção, a história de Jerry é representada por milhares de jovens brasileiros que vivem nesta mesma situação. Aqui, o mesmo que no parágrafo anterior: falta um período com a sua opinião sobre esse problema.

Levando-se (ATENÇÂO: durante toda a redação, você utilizou a 1ª pessoa "nosso país", "nosso futuro", mas aqui, você se excluiu do discurso, "levando-se". É um erro, porque você tem que manter a mesma linguagem em todo o texto. Por isso, muitos preferem nem utilizar a 1ª pessoa, pois é muito difícil construir uma redação inteira com "nós", exclusivamente.) em consideração os aspectos observados, medidas são extremamente necessárias para amenizar o sistema educacional no nosso país. Cabe, ao Ministério da Educação (agente), por meio de verbas governamentais(meio), investir em palestras e na construção de novas instituições de ensino(ação), em zonas urbanas e rurais , visando (cuidado com gerúndio. Se o sujeito do gerúndio não estiver claro, evite.)atingir qualquer público alvo (detalhamento). Feito isso, espera-se que o cenário atual do analfabetismo seja gravemente reduzido.(Finalidade).
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Por AhNaoAna
#49154
Resumindo, na minha visão:
Sua C1 está boa, mas o que te prejudicou foi utilizar 1ª pessoa e depois se excluir do discurso com o "verbo-se", que é impessoal. Também, o gerúndio, que não é proibido, mas causa dúvidas na hora de usar, e o aluno acaba errando (eu recomendo evitar).

C2 e C3, que é tese, repertório e qualidade da argumentação: Eu observei que você teve citações, mas não apresentou suficientemente bem seus argumentos no início, nem desenvolveu uma indignação/opinião. Faltou isso para fechar a competência.

Na C4, seus conectivos estão satisfatórios, ainda que eu recomende maior articulação. Não tenha dó de conectivo: coloque em todo início de parágrafo e frase; em todo mesmo, e evite repetir. Como a estrutura das frases está boa, um "portanto" a menos não tira seu 200 aqui, a menos que o corretor esteja em um dia ruim.

C5, achei sua intervenção completa, nada a acrescentar. :D

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