• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Arthurzin
#65308
Atualmente, o analfabetismo está muito presente no Brasil. O filme "Mãos talentosas" retrata muito bem esse problema, já que é mostrado a trajetória de Benjamin, um menino que cresceu nos subúrbios de uma cidade, em meio a pobreza, preconceitos e com uma mãe analfabeta, que o ajudou a seguir seu sonho de virar um médico respeitado por todos, dando-lhe oportunidades, as quais nunca teve. Esse é um dos assuntos que mais demonstram o quão injusto é o perfil brasileiro.

A princípio, vale ressaltar que, existem milhões de pessoas por todo o Brasil que se encontram alvos do analfabetismo, na maioria das vezes, por falta de opção, assim como a mãe de Benjamin. Dependendo de pequenos trabalhos, onde recebem uma quantidade baixíssima de dinheiro, a qual não será suficiente para sustentar a sua família que, na maioria das vezes, é muito grande.

Por outro lado, quando se fecha os olhos diante de situações como essa, é o mesmo de contribuir, indiretamente, com o aumento do analfabetismo no País, deixando para trás os direitos que lhes são dados pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), obrigando-as a sofrerem preconceitos da sociedade, por não saberem ler e escrever. Isso mostra que é preciso, urgentemente, de uma intervenção.

Como visto anteriormente, fica muito visível que é essencial combater o analfabetismo. Deste modo, é preciso que o Governo brasileiro intervenha em cenários como esse, fazendo campanhas de conscientização, defendendo os direitos das pessoas que não tiveram uma oportunidade para se alfabetizarem. Também, podem ser feitas melhoras na educação do País, com o dinheiro ganho a partir de impostos, e uma melhora na segurança do dinheiro das escolas públicas, para não ocorrerem desvios de dinheiro. Com isso, é provável que, a taxa a analfabetismo presente no Brasil diminua drasticamente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Desemprego. Falência. Fome. Estas palavras d[…]

Desemprego. Falência. Fome. Estas palavras d[…]

A constituição Federal de 1988,docum[…]

No Brasil, cerca de 14 (quatorze) milhões d[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM