Primeiramente, parte da sociedade brasileira não tem acesso à educação, segundo a constituição nacional, o artigo 6, trata o direito à educação como inerente a todos os cidadãos, porém essa prática não sai cem porcento do papel. Ademais, muitos analfabetos são discriminados, inferiorisados, ditos como incapazes, como por exemplo, na época da República Café com Leite, onde os analfabetos eram excluídos de manifestar sua cidadania através do voto.
Além disso, a falta da educação consequentemente eleva o nível de desemprego no Brasil, visto que, são considerados despreparados. Segundo o educador Paulo Freire, a educação sozinha não transforma ninguém e sem ela, tampouco a sociedade muda. Neste sentido, é compreensível que empresas e o Estado proporcionem mais integração e oportunidades a essa parte dos cidadãos.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Educação deve por meio de investimentos, construir escolas em todos os locais de fácil e difícil acesso, além de incentivar por meio de comerciais a ingressos de adultos anafalbetos ao estudo. Outrossim, empresas poderiam fornecer vagas exclusivas a essas pessoas dando-lhe oportunidades ao mercado de trabalho. Só assim, o analfabetismo brasileiro poderá ser controlado e finalizado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.