Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
Por Matheusouza
#54182
Apesar de menor, se comparados aos anos anteriores, o número de analfabetos, tanto totais quanto funcionais, no Brasil é de 29% da população. 3 cada 10 pessoas são completamente analfabetas ou desprovidas da capacidade de compreensão de textos.
Com isso podemos considerar alguns fatores que levam a esse número tão expressivo se comparado a outros países como, por exemplo, o nível do ensino público oferecida pelo governo, o nível de evasão escolar e até a pobreza no Brasil. Recentemente o número de evasões escolares vem aumentando, seja por motivos sociais ou pessoais, ou, como podemos notar, a pobreza no Brasil. Motivados pela pobreza muitos jovens optam por abandonar o ensino para trabalhar informalmente e assim poder levar alguma renda para sua família, mesmo que muito pouca, para sustentar suas famílias, continuando na informalidade por muito tempo, ou até pelo resto da vida e , por consequência, acabam nunca tendo acesso a ensino superior ou até a conclusão do ensino básico que é gratuito e obrigatório pela constituição atual do Brasil. Podemos considerar também o nível na educação brasileira onde na pré-escola que, teoricamente deveria ser a fase de alfabetização dos alunos, devido a lei que proíbe a reprovação durante esse período alguns alunos acabam indo para o ensino fundamental sem sequer saber ler ou interpretar devidamente um texto.
Então, podemos, analisando tais aspectos, concluir que são necessários programas de incentivo a importância do ensino básico e até a obrigatoriedade do mesmo, e também revogar a lei que proíbe a reprovação de alunos na etapa de alfabetização, uma vez que o analfabetismo é um dos maiores empecilhos para o desenvolvimento de um estado e de sua sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

Devido ao avanço da Covid-19 no começ[…]

O adolescente A maioria dos cidadãos brasil[…]

Grupos whatsapp e telegram

Pessoal vcs que querem entrar no grupo do whats eu[…]

ALIMENTAÇÃO Conforme o fil&oacut[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM