Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
Por Tah
#52143
Segundo a Constituição Federal de 1988 a qual garante, no seu artigo 6°, o direito à educação a todos os cidadãos. Contudo, o Brasil vem apresentando um aumento significativo no número de analfabetos, ou seja, o país encontra-se em um retrocesso educacional. Visto que, a desigualdade em conjunto com as falhas no processo de aprendizagem são contribuintes para o crescimento do analfabetismo.

Em primeiro plano, vale resaltar o livro “A hora da Estrela”, de Clarice Lispector, que retrata uma jovem empregada doméstica chamada Macabéa a qual apresenta dificuldades de elaboração e interpretação de textos. Sendo um exemplo nítido daqueles indivíduos que abandonam a escola para trabalharem e ajudarem no sustento das suas famílias, assim dificilmente terão um futuro diferente ao dos seus pais. Uma vez que grande parcela da população, ainda relaciona o analfabetismo somente a questões de desinteresse e não vão à procura das grandes raízes da problemática. Afinal, como querem que permaneçam na escola se não lhes proporcionam o mínimo para sobreviverem.

Cabe mencionar, em segundo plano que de acordo o educador Paulo Freire, a educação sozinha não transforma ninguém e sem ela, tampouco a sociedade muda. Assim, é necessário que tenhamos pessoas capacitadas que a realize de forma coerente. Entretanto, o ensino vem apresentando falhas em seus métodos de aprendizagem. Dado que, muitos professores não possuem uma especialização para atender ao problema específico do discente em conjunto com o auto número de estudantes em cada sala de aula que também faz com que a observação seja dificultada. Percebe-se que as falhas na aprendizagem está inteiramente relacionada à falta de investimento na educação e nos educadores.

Infere-se, portanto que medidas sejam tomadas para amenizar o problema. Logo, o governo, deve criar meios para assegurem a permanência de estudadas que possuem dificuldades econômicas, através de políticas públicas que ofereçam a essas famílias benefícios, com o objetivo de não deixarem a escola para procurarem sustento. Ademais, o Ministério da Educação, deve investir nas especializações dos docentes e na estrutura das escolas, por meio da oferta de cursos gratuitos e também com a construção de mais instituições escolares. Pode-se à, assim, visar uma educação, de fato, transformadora no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

A constituição federal de 1988, docu[…]

Primeiro de tudo, você está indo con[…]

Formas de representar o que se vê e expressa[…]

Estar com o corpo em constante movimento beneficia[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM