Sob esse viés, a evasão escolar se enquadra como um dos problemas que favorece a ascensão do analfabetismo no Brasil pelo fato de que quanto mais pessoas deixarem as escolas e quanto mais cedo isso ocorrer, maior será o número de pessoas analfabetas, pois não houve o tempo necessário para que a alfabetização se completasse.
Ademais, como dizia Nelson Mandela "A educação é a arma mais poderosa que vc pode usar para mudar o mundo", portanto, se o governo se negligência, se mantendo indiferente a essa questão, a educação só decresce e o analfabetismo ascende e, com isso, inúmeras outras entraves surgem, como a alienação e a desigualdade social.
Concomitante a isso, a falta de profissionais qualificados, que são especializados em métodos e técnicas para perpetuar a alfabetização, é outro problema a se levar em conta.
Dessa forma, medidas são necessárias para resolver tal impasse. Deve ser criado e imposto nas escolas pelo Ministério da Educação, projetos que levam para a sala de aula métodos educacionais diversificados que evitem a evasão escolar e motivem os alunos. Para mais, as escolas devem aplicar provas qualificadoras para todos profissionais de ensino, a fim de testar seus conhecimentos. E, por fim, por meio de reinvindicações do corpo social a respeito de uma educação de qualidade, é possível contornar a negligência governamental.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.