Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
Por beatriz1625
#51612
A Constituição Federal de 1988 garante, no seu artigo 6°, o direito à educação a todos os cidadãos. Contudo, o não cumprimento desse preceito é evidente, visto que existe o analfabetismo no Brasil. Nessa lógica, isso se deve tanto pela negligência estatal, quanto pela omissão familiar.
O analfabetismo no Brasil é histórico, cultural e vergonhoso. Segundo pesquisas do Ministério da Educação, no Brasil tem 16 milhões de analfabetos, pessoas que não consegue sequer escrever um bilhete, e de acordo com o IBGE, 70% da população brasileira é analfabeta funcional, ou seja, tem diploma mas tem dificuldade para decodificar aquilo que lê.
O índice de educação no Brasil tem um dos piores resultados, mesmo com nosso PIB e renda per capita, pois existe uma grande desigualdade no país. A maior parte das pessoas analfabetas têm mais que 60 anos e 27% destes grupos se identifica como preto ou pardo. O Nordeste, é uma região onde se concentra o maior número de pessoas analfabetas que vivem em extrema pobreza. A desigualdade não é o único problema que gera o analfabetismo mas também a desmotivação e a necessidade de ter que trabalhar cedo. Muitas pessoas tentam retomar a alfabetização já mais velhos, porém enfrentam não só a dificuldade no aprendizado mas também o preconceito de terceiros o que gera um constrangimento, sem contar com a infraestrutura de escolas precárias.
Portanto, medidas devem ser tomadas para a resolução do problema, o Ministério da Educação, órgão responsável pelas políticas nacionais educativas, juntamente com o governo devem investir em regiões menos favorecidas economicamente, para proporcionar condições igualitárias no ensino. A educação é um investimento social e um direito básico de todo cidadão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Macana pvictor20 Por favor, se puder dar uma […]

DavidBRBut , você poderia corrigir minha r[…]

__Machado de Assis, escritor e poeta brasileiro, r[…]

Eu publiquei a minha redação mas n&a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM