Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
Por Beatriz19
#50175
De acordo o filósofo brasileiro Paulo Freire, "se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda". Entretanto, muito tem se discutido sobre a questão do analfabetismo no Brasil. No contexto atual, a falta de recursos financeiros impede vários alunos de frequentar o ambiente escolar, além da falta de transportes públicos que dificulta o deslocamento para locais distantes.

Em primeiro plano, o problema da falta de recursos financeiros leva vários alunos a evasão escolar. Ademais, segundo dados do IBGE, 11,8% dos jovens pobres abandonaram a escola. Por outro lado, muitos adolescentes desistem dos colégios para trabalhar e ajudar no sustento de suas famílias, e também a falta de recursos financeiros para a compra de materiais escolares dificulta a permanência desses alunos em uma instituição de ensino.

Em segundo plano, a distância relacionado à falta de transportes escolares dificulta a ida de vários alunos a escola. Além disso, segundo dados do INEP, 11,2% dos alunos do ensino médio estão fora do ambiente escolar. Por isso, vários estudantes desistem de estudar, e consequentemente preferem procurar um trabalho, e assim muitos não concluem nem o ensino fundamental.

Portanto, conclui-se, que para diminuir os índices de analfabetismo no Brasil, o governo juntamente com o Ministério da Educação, deve criar um plano de auxílio estudantil, por meio de valores financeiros para ajudar nos gastos e transportes escolares para todos os estudantes, com o intuito de manter os alunos nas escolas, para que assim possam concluir o ensino médio e entrar em uma universidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por DavidBRBut
#50269
É claro

De acordo o filósofo brasileiro Paulo Freire, "se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda". Entretanto, muito tem se discutido sobre a questão do analfabetismo no Brasil. No contexto atual, a falta de recursos financeiros impede vários alunos de frequentar o ambiente escolar, além da falta de transportes públicos que dificulta o deslocamento para locais distantes. A introdução está boa, mas não expõe tão claramente na tese o tema da redação

Em primeiro plano, o problema da falta de recursos financeiros leva vários alunos a evasão escolar. Ademais, segundo dados do IBGE, 11,8% dos jovens pobres abandonaram a escola. Por outro lado esse conectivo demonstra uma contraposição, não me parece o caso aqui , muitos adolescentes desistem dos colégios para trabalhar e ajudar no sustento de suas famílias, e também a falta de recursos financeiros para a compra de materiais escolares dificulta a permanência desses alunos em uma instituição de ensino. Esse trecho não foi bem conectado
A argumentação parece rasa e não está tão ligada ao tema quanto deveria, faltou mostrar por a evasão escolar causa o analfabetismo

Em segundo plano, a distância relacionado à falta de transportes escolares não compreendi como a distância se relaciona com a falta de transportes escolares nesse contexto dificulta a ida de vários alunos a escola. Além disso, segundo dados do INEP Não abrevie o que ainda não foi apresentado na redação , 11,2% dos alunos do ensino médio estão fora do ambiente escolar. Esse dado é praticamente o mesmo que foi utilizado no parágrafo anterior Por isso, vários estudantes desistem de estudar, e consequentemente preferem procurar um trabalho, e assim muitos não concluem nem o ensino fundamental. Argumentação rasa, faltou aprofundar na sua tese

Portanto, conclui-se, que para diminuir os índices de analfabetismo no Brasil, o governo, juntamente com o Ministério da Educação, deve criar um plano de auxílio estudantil, por meio de valores financeiros esse meio parece um pouco estranho para ajudar nos gastos e transportes escolares para todos os estudantes, com o intuito de manter os alunos nas escolas, para que assim possam concluir o ensino médio e entrar em uma universidade. A conclusão não se relaciona profundamente com o tema, nem mesmo foi citado analfabetismo aqui.

Sua redação ainda está muito "crua", recomendo o canal 'poxalulu', no youtube, lá tem muitas dicas sobre a redação

__Machado de Assis, escritor e poeta brasileiro, r[…]

Passado o enem, poderei "corrigir" algum[…]

No filme “O Vendedor de Sonhos” &eacut[…]

Eu publiquei a minha redação mas n&a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM