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Por Laurissa
#49988
A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Entretanto, tal prerrogativa não está sendo colocada em prática, visto que quando se observa o analfabetismo no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz se necessário a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve se ressaltar a ausência de medidas governantes, para o combate dessa problemática. Ademais é evidente os altos índices de analfabetismo no país, no que tange a criação de mecanismo que caibam tais ocorrências. Segundo as ideias do filósofo contratualista John Lock, configura-se como violação do “contrato social”, já que o estado não cumpri sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação, o que infelizmente é evidente no país.
Em uma segunda análise, segundo Nelson Mandela “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” Ou seja, a educação é indispensável para mudar a realidade de uma população. Além disso cabe ressaltar que o analfabetismo resulta também em falta de oportunidades e com isso desemprego no Brasil.
Em virtudes dos fatos mencionados, é notório que à necessidade de sanar tal problemática. Para isso cabe ao Governo junto com a Secretária de Educação e a mídia, por meio de palestras, aulas nos bairros mais carentes que são onde se encontra maiores número de analfabetos, propagandas sobre as consequências do analfabetismo, a fim de conscientizar o maior número de pessoas de formal bem geral. Assim, estará em processo de consolidação, em busca de um país mais equilibrado e democrático, onde o país desempenha corretamente seu “contrato social"
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

__Machado de Assis, escritor e poeta brasileiro, r[…]

Passado o enem, poderei "corrigir" algum[…]

No filme “O Vendedor de Sonhos” &eacut[…]

Eu publiquei a minha redação mas n&a[…]

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